terça-feira, 19 de abril de 2011

18 DE ABRIL DIA NACIONAL DA LITERATURA INFANTIL

No dia 18 de abril de 2011 a biblioteca da escola preparou uma festança para os alunos do 1º ao 5º ano comemorando a Literatura Infantil, organizada pelas coord. de biblioteca Vanusa Aparecida da Silva e Glória Maria Magalhães. A programação esteve repleta de animação, as Emílias vieram do “Sítio do Pica Pau Amarelo” trazendo o Circo “Estrela” com muitas surpresas: momento de louvor na música” Aos olhos do Pai”, slides sobre a biografia de “Monteiro Lobato”, hora do conto com a história “A vitória do gatinho de Vanessa”, coreografia da música “A dança do macaco”, com os palhaços Patati e Patata, encenação do poema “A bailarina”, Literatura de Cordel cantada:” A história de um menino que não queria estudar”, diálogo “ O livro e a TV” e a peça teatral “A fofoqueira fofocada”. Para encerrar o evento os palhaços Patati e Patata dançaram e fizeram palhaçada envolvendo todas as crianças. Na seqüência entregaram uma lembrancinha aos alunos. A programação foi finalizada com gostinho de quero mais, os alunos ficaram encantados.

A literatura tem grande importância em nossa vida, principalmente nas escolas onde ela é estudada e vivenciada.
















segunda-feira, 18 de abril de 2011

VISTA DA EQUIPE DO TEATRO CORA CORALINA

A Escola Estadual Deusa Moraes articulou parceria com o Teatro Cora Coralina, no sentido de programar atividades culturais para os alunos, no período oposto ao de suas aulas. O objetivo da ação surgiu após o 1º Pré-Conselho 2011 (Plano de Intervenção), pois, detectaram-se dificuldades quanto ao rendimento escolar dos alunos. Daí a ideia da parceria Escola/Cultura. Foram disponibilizadas as seguintes atividades. Aula de capoeira: 70 vagas. Aula de dança: 60 vagas. Aula de música (sopro): 20 vagas. No último dia 15 de abril de 2011, sexta-feira, às 9h30 e 15h30, a equipe do referido Teatro esteve nas dependências da Escola, na hora do recreio, para divulgar a arte, o esporte, enfim, a cultura como meio de inclusão social.

FOTOS DO EVENTO:







POSSE DO GRÊMIO ESTUDANTIL 2011

O "Grêmio Estudantil" é uma entidade educativa e voluntária que trabalha juntamente com a equipe diretiva da Unidade de Ensino em prol de uma educação melhor. No último dia 05 de abril, de 2011, às 16h30, a posse chapa “Visão do Futuro”, a solenidade aconteceu nas dependências da Biblioteca Monteiro Lobato, Escola Estadual Deusa Moraes, Paraíso do Tocantins. Na oportunidade estiveram presente a orientadora da escola, professora Evailde Pereira de Meira, que é responsável pela articulação do Grêmio dentro da escola, o diretor Vanderley J. Oliveira, a Secretária Mariene Barros, as bibliotecárias, Glória Maria Magalhães e Vanusa Aparecida da Silva, a assiste de serviços gerais Lidyane Araúso , bem como, a gestora visitante Leurene da Glória, do Colégio Estadual David Barbosa Rolins de Marianópolis, Tocantins. Ao longo da posse, ressalta-se o discurso da aluna do 8º Ano B vespertino e presidente do Grêmio, Caroline Garcia . Ela explicitou por meio do recurso tecnológico, data show, a composição da chapa, bem como, o planejamento das atividades esportivas, sociais e culturais que pretendem articular junto ao colegiado.
Componentes do Grêmio Estudantil “Visão do Futuro” e Gestor da Escola Vanderley de oliveira


Orientadora da escola, professora Evailde Pereira de Meira, coordenando a posse do Grêmio



sexta-feira, 1 de abril de 2011

1ª REUNIÃO GERAL ENTRE EQUIPE DIRETIVA E PAIS - 2011.

Aconteceu no último dia 30 de março de 2011, no auditório da Escola Estadual Deusa Moraes, a primeira reunião pedagógica envolvendo os pais e a equipe diretiva da Unidade de ensino. Na oportunidade o diretor da escola, professor Vanderley Oliveira, explicitou aos pais e representantes da comunidade o foco do seu trabalho frente ao processo de ensino e aprendizagem do colegiado. Ele ressaltou a necessidade de todos conhecerem o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação básica) da escola, bem como, as metas de crescimento projetadas para o ano de 2011. 5º Ano: 4.7 para 5.7 e 9º Ano: 4.4 para 5.0.
Ao longo da reunião o diretor abordou várias temáticas relacionadas a pratica pedagógica cotidianas, além de solicitar aos pais que ajudassem a escola no sentido de cobrar mais responsabilidade e compromisso dos alunos ao longo do processo. O resultado da ação foi positiva, pois houve participação efetiva dos pais, bem como da comunidade.

FOTOS DO EVENTO:





SEMANA DA ALIMENTAÇÃO

Aconteceu nesta Unidade de Ensino a programação da Semana da Alimentação (23 a 30 de março de 2011). Várias atividades foram desenvolvidas em sala de aula com o referido tema. Em uma delas, na disciplina de Ciências a professora Neuseny Freires explorou o tema alimentação escolar com mapa conceitual, e o mesmo foi fixado em painel explicitando oscardápios servidos pela escola.

O encerramento foi realizado no auditório da Escola com uma homenagem ao dia das Merendeiras Sandra , Dianileia e Aldenora, bem como as Asg’s Ivanilda. Edineia , Diana e Lidyane . Esteve presente no evento a Coordenadora Regional da Merenda Lizete. Ressalta-se que a organização e planejamento da atividade foi de responsabilidade da coordenadora de Apoio Maria Correa .

Programação:

v Momento devocional realizado pela profª Josiene e Goreth;

v Palavra do gestor da escola professor Vanderley Oliveira ;

v Poesia com os alunos Antonio Edmilson e Matheus do 4º ano A: Era uma casa muito engraçada –profª Beth;

v Paródia ( musica Fada – vitor e Leo) “Alimento Seguro com a turma do 4º A – profª Beth;

v Apresentação de dança (musica: Waka Waka) com as alunas do 6º AI: Isabela ,Juliana , Iara; e Crislany;

v Parodia com os alunos Roniel, Thiago do 7º ano A : “Como é bom poder jantar”- profª Ana Goreth;

v Apresentação de paródia e poesia com alunas Daniela e Mª Eduarda do 5º ano A – profªSocorro

v Paródia com alunas Daniela e Eduarda do 5º ano A – profª Socorro;

v Paródia com as alunas Sabrina, Tamires , e Jheyne do 7º ano AI , As frutas -profª Ana Gorete;

v Parodia com as alunas Thayna , Karine , Geovana do 6º ano AI : A cozinheira;

v Apresentação de slide com o aluno do 8º ano B Thiago Victor: Alimentos- profª Simone;

v Apresentação de poesia “As frutas” com os alunos do 1º ano- profª Goreth;

v Poesia com a aluna Kamily do 2º ano: A saúde do corpo - profª Marcilene;

v Poesia com os alunos do 3º ano - profª Suena;

v Poema “ Os bons alimentos com os alunos Eduardo, Rebeca e Débora do 3º no: profª Suena

v v Apresentação de mensagem “ Seja Feliz e Acróstico “Merendeira”, com os alunos Larissa e Lincon do 4º ano B - profª Kenia

v Apresentação de poesia” Dia da merendeira, com o aluno Guilherme do 4º ano B - profª Kenia;

v Poesia com a aluna Amanda do 5º Ano B: Uma boa alimentação – profª Ivoneide;

v Musica com a aluna Jéssica do 5º Ano B: - Sabor de mel – profª Ivoneide;

v Paródia com os alunos Antonio Edmilson e Matheus do 7ºB: profª Ana Gorete.

FOTOS DO EVENTO: