sexta-feira, 31 de agosto de 2012

AGOSTINA 2012: tudo pronto para o Arraiá da Escola Estadual Deusa Moraes

A Escola Estadual Deusa Moraes realizará nesta sexta-feira, dia 31 de agosto, a segunda edição da Festa AGOSTINA e o Concurso Garoto e Garota Estudantil, um evento voltado para a socialização dos estudos do folclore brasileiro, proporcionando entretenimento e integração entre a família Deusa Moraes e a comunidade, uma ação articulada junto ao 2º Dia Temático do ano de 2012.


“A comunidade escolar convida a todos a prestigiarem mais essa atividade cultural e educativa em nossa escola. Estamos otimistas com relação ao público e ao sucesso da nossa festa”, declarou o diretor Vanderlei Oliveira.







Fonte: Zequinha de Moraes-Dicam ( Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Paraíso)

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Secad alerta para importância da impressão do cartão de informação do candidato do Quadro Geral



Página para impressão do cartão no site da AOCP
A Secad – Secretaria da Administração alerta aos candidatos do concurso do Quadro Geral que devem imprimir seus cartões de informação que contém local de prova, data e horários. A sugestão do órgão é para que os concursandos não deixem para última hora a impressão do cartão com a finalidade de o mesmo saber com antecedência a localização de onde vai realizar a prova.
A impressão deve ser feita no site da AOCP, empresa responsável pelo concurso www.aocp.com.br em sua página inicial: Concurso em andamento/ Secad – Secretaria de Administração do Estado do Tocantins.
Na página subsequente, o candidato deve “clicar” em “CARTÃO DE INFORMAÇÃO DO CANDIDATO (Local de prova) e preencher com CPF/nº de Inscrição e cargo. Caso o candidato não saiba o número de sua inscrição, voltando na página anterior, achará o link “Descubra aqui seu número de inscrição”. Nele, deve-se preencher o número do CPF e data de nascimento.
Cartão de informação
No CARTÃO DE INFORMAÇÃO DO CANDIDATO estão dados da inscrição (Nome/Inscrição/ RG/Cargo e Cidade da Vaga). Além das informações pessoais, o cartão ainda consta cidade da prova e endereço da escola, bloco e sala. Vale lembrar que o horário de abertura (7h15 e 13h15) e fechamento dos portões (8 e 14 horas) também está impresso no cartão. 
Fonte: Secad

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Igeprev convoca faltosos que não fizeram recadastramento

O Igeprev - Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins está convocando os aposentados e pensionistas que não efetuaram o recadastramento para regularizarem sua situação junto ao órgão, no prazo máximo de cinco dias, a contar da data de publicação do Edital de Convocação. O referido edital pode ser conferido no Diário Oficial do Estado do Tocantins de nº 3.695, publicado nesta sexta-feira, dia 17 de agosto.
É importante ressaltar que o não atendimento à convocação resultará na suspensão imediata do pagamento dos benefícios, em conformidade com a Lei 1.614/2005, que dispõe sobre o Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Tocantins.
Foram convocados 91 pensionistas e 104 aposentados. Para regularizar sua situação junto ao instituto o beneficiário precisa preencher e assinar o formulário específico para a sua situação, presente no link RECADASTRAMENTO disponível no site do Igeprev: www.igeprev.to.gov.br.
Em caso de dúvidas os beneficiários convocados podem entrar em contato com o instituto pelos telefones: 3218-3235 ou 3218-3252, ou ainda comparecer pessoalmente à sede do Igeprev, na avenida Teotônio Segurado, Quadra 302 Norte, QI 01, alameda 05, Lotes 02 e 03, em Palmas.

Fonte: secom

terça-feira, 14 de agosto de 2012

HOMENAGEM AOS PAIS



  Com o objetivo de validar a figura paterna tanto dos pais dos estudantes quanto dos profissionais que são pais, a equipe educativa da Escola Estadual Deusa Moraes juntamente com toda comunidade estudantil se organizou para que a data fosse lembrada e que o momento acontecesse de forma acolhedora.
  Ressalta-se que ao longo da semana, de 06 a 10 de agosto de 2012, os professores do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental trabalharam com a temática; Pai: Meu porto seguro.  Em sala, a temática foi abordada de diversas formas (desenho, pintura, músicas, leituras informativas, conversas e produções). Nesse período, a equipe diretiva e grêmio estudantil sob a orientação das professoras Evanilde Meira e Lucirene, se mobilizaram junto ao comércio local brindes para todos os pais. No dia 10 os estudantes trouxeram fotos de seus pais, as quais tiveram lugar especial no painel construído pela equipe de coordenadoras. À noite, mais precisamente às 19h, no pátio da referida escola, a equipe recepcionou os homenageados.   Cerca de 250 pessoas estiveram presentes no jantar preparado aos pais. A programação foi a seguinte: Boas vindas expressa pelo diretor, professor, Vanderley José de Oliveira, agradecimento aos parceiros, momento devocional com a Pastora Íria da Igreja Ágape, participação da aluna Kellen Cristina do 9º ano matutino, que na oportunidade leu um texto de sua própria autoria transmitindo uma bela mensagem aos pais, sorteio de brindes a todos os pais, mensagem final em slide(abraço de pai) e para finalizar a confraternização foi servido um jantar.
          Diante da ação desenvolvida, constata–se que os objetivos foram alcançados, pois a equipe diretiva, os alunos, professores e pais se envolveram de forma que a data fosse, não só lembrada, mas realmente validada e respeitada por todos que compõem a comunidade escolar.

 Fotos do evento:






                                               

Governo dispõe 450 vagas para curso a distância em parceria com UAB


A Universidade Federal do Tocantins e a Universidade Aberta do Brasil abrem hoje, dia 14, as inscrições para cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância, nas cidades de Arraias, Araguaína, Gurupi, Palmas e Porto Nacional. São 450 vagas para os cursos de biologia, física e química, como explica o secretário da Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira.
A inscrição custa 75 reais, mas quem não tem condição pode pedir isenção. A inscrição deve ser feita pela internet no site da Comissão Permanente de Seleção da UFT, www.capes.uft.edu.br, até o dia dois de setembro. As provas vão ser realizadas no dia 23 de setembro e o resultado sai no dia dois de outubro.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

CONVITE HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS


07/08 Dia Nacional do Funcionário da Educação





Funcionários da Educação comemoram seu dia com muitos desafios à frente

Dia 07 de agosto foi o comemorado o Dia Nacional do Funcionário da Educação. O segmento, que reúne mais de um milhão de trabalhadores, tem ganhado cada vez mais destaque nas políticas de desenvolvimento do setor. Os funcionários têm obtido significativas conquistas nos últimos anos, como o reconhecimento da profissão e a ampliação do número de vagas nos cursos de formação. Mas ainda tem vários desafios a enfrentar, como a consolidação dos planos de carreira da categoria.

A resolução n° 5 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) foi um divisor de águas para a categoria. O documento, de agosto de 2010, fixou as diretrizes nacionais para os planos de carreira e a remuneração dos funcionários da educação básica. Em outras palavras, pode-se dizer que naquele momento estava sendo "criada" a profissão.

Da mesma forma, a alteração do artigo 61 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – mudança inserida pela Lei n° 12.014/2009 – reconheceu definitivamente os funcionários da educação como atores chave do processo de ensino, tanto quando os professores, marcando outro avanço para a categoria. "Estamos vivendo um momento de transição de um tratamento de simples funcionários para profissionais da educação, com a concepção consolidada de que também são educadores. Isto é uma grande conquista que podemos comemorar hoje no Dia do Funcionário da Educação", salienta José Valdivino de Moraes, secretário-executivo da CNTE.

O dirigente destaca também a criação do Profuncionário como outro passo importante na valorização da categoria. José Valdivino afirma que um número razoável de trabalhadores já foram capacitados pelo programa nos estados, e a perspectiva é que esse contingente se amplie para mais de 150 mil até 2014. O desafio, segundo ele, é aumentar a oferta de formação nos municípios, por meio de convênios com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs).

Essa tarefa poderá ser facilitada com a aprovação do Projeto de Lei 2142/11, que atualmente tramita em caráter terminativo na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. A proposta coloca a oferta dos cursos de formação para funcionários da educação em nível médio e superior entre os objetivos prioritários dos (IFETs).

Plano de carreira

Das batalhas a serem vencidas pelos funcionários da Educação, José Valdivino destaca a questão dos planos de carreira. Segundo ele, o desinteresse dos governos estaduais e municipais em elaborar os documentos junto aos trabalhadores demonstra a resistência em reconhecer a importância da categoria nas políticas de educação. "O prejuízo não é só financeiro, mas conceitual. Porque os estados e municípios que não aprovam o plano de carreira reconhecem seus funcionários na concepção de uma atividade meramente burocrática. Quando você tem um plano de carreira específico e investe na profissionalização, você inverte esse raciocínio e reconhece também como atividade educativa", explica.

De acordo com o secretário-executivo da CNTE, a meta 18 do projeto do novo Plano Nacional de Educação (PNE), já aprovada na Câmara e que agora segue para o Senado, vai favorecer os funcionários, ao regulamentar o período que os estados e municípios terão para instituir seus planos de carreira para todos os profissionais da Educação. (CNTE, 07/08/12)

Fonte: Sintet

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Acerte os ponteiros com o Enem tem início nesta segunda

A terceira edição do projeto “Acerte os ponteiros com o Enem” tem início nesta segunda-feira, 6. O preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio é realizado na modalidade de Ensino a Distância pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia, Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, Secretaria da Educação e TVE/Redesat.
Os estudantes poderão acompanhar as aulas de segunda a sábado, das 19h às 20h, na TVE/Redesat até o mês de novembro. Quem quiser também pode estudar pela internet no site www.acerteosponteiros.com.br.
Esta edição traz novidades, como a distribuição de doze mil kits contendo quatro apostilas para o reforço do aprendizado de estudantes do 3º ano do Ensino Médio, a distribuição de DVDs com videoaulas para as escolas estaduais e a realização de um simulado logo após a exibição das aulas de onze disciplinas.

Fonte: www.secom.com.to.gov.br

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Concurso do Quadro Geral. Candidatos já podem imprimir o Cartão de Informação

Foi publicado no Diário Oficial na quarta, 1º de agosto, o Edital nº 010/Quadro Geral/2012, com a homologação das inscrições pós-recursos. Os anexos trarão as inscrições de ampla concorrência – tanto referentes aos remanescentes do concurso anulado em 2011 quanto dos novos inscritos -, além daquelas relativas a condição de Portador de Deficiência e solicitações de condições especiais.

 Os candidatos que tiveram suas inscrições homologadas devem acessar o endereço eletrônico http://www.aocp.com.br/concurso.jsp?id=293  e imprimir o Cartão de Informação do Candidato,  
que traz data, local e horário de realização da prova objetiva. A apresentação do cartão no dia da prova é obrigatória.

No dia 26 de agosto serão aplicadas as provas do Nível Médio, sendo que os candidatos ao cargo de Assistente Administrativo farão pela manhã, e os candidatos aos demais cargos no vespertino. Devido ao grande número de candidatos serão utilizadas escolas de 14 cidades: Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Babaçulândia, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Porto Nacional, Paraíso, Taguatinga, Tocantinópolis e Wanderlândia.
 

No dia 2 de setembro serão aplicadas as provas para os níveis Superior, pela manhã, e Fundamental, à tarde, em 11 cidades: Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Tocantinópolis.

O candidato deve ficar atento ao local de prova, pois, na lista de homologação das inscrições junto a seu nome aparecerá a cidade originalmente escolhida no ato da inscrição, porém, a cidade onde fará a prova poderá ser outra.

O concurso oferece 6.352 vagas, sendo 4.513 para provimento imediato e 1.835 para cadastro reserva.


Endereço eletrônico (Links) 

  • CARTÃO DE INFORMAÇÃO DO CANDIDATO (Local de Prova)
  • Consulta das respostas dos recursos contra Homologação.
  • Consulta do estado da inscrição
  • Descubra aqui seu número de inscrição