quarta-feira, 27 de março de 2013

Câmara de Paraíso faz história com Vereador Mirim

Solenidade no Palácio da Cultura marca o início da legislatura mirim
A cidade de Paraíso viveu na noite de ontem um momento marcante na história da cidade. Pela primeira vez na história do Estado do Tocantins, foram eleitos na semana passada e empossados ontem, dia 26, os primeiros vereadores mirins da história tocantinense. Dezenove crianças e adolescentes das escolas paraisenses tomaram posse, formando a primeira Câmara Municipal Mirim de Paraíso do Tocantins.

O Programa Vereador Mirim que foi iniciado em janeiro deste ano teve o envolvimento das crianças e adolescentes da maioria das escolas da cidade. Tiveram 113 concorrentes as vagas de vereador mirim. Os nove vereadores da Câmara Municipal se tornaram padrinhos dos novos legisladores. Trabalhando em parceria, padrinhos e apadrinhados apresentaram proposituras e afins nas sessões da atual legislatura.

Os presidentes de casas legislativas de outras cidades, que estiveram participando da cerimônia, já se comprometeram a replicar o Programa em suas cidades. O programa já existe em várias cidades do Brasil, mas Paraíso foi a precursora no Estado do Tocantins

Autoridades 

Inúmeras autoridades estiveram participando da cerimônia de posse, entre eles os deputados estaduais Marcelo Lelis (PV), Osires Damaso (DEM), ex-prefeito municipal Hider Alencar (PT), vice-prefeito Ary Arraes (DEM), presidente do Conselho Tutelar Ana Maria, presidente da Câmara de Palmas Major Negreiros acompanhado dos vereados da capital Junior Geo, Claudemir Portugal, Cleiton Cardoso, presidente da Câmara de Colméia Samuel Rita e o vereador Cacique de Caseara. 














Fonte: Zequinha de Moraes - Dicam                         colaboração: surgiu







sábado, 23 de março de 2013

Maysa Vargas foi eleita Vereadora Mirim da Escola Estadual Deusa Moraes



 Aconteceu na ultima sexta-feira, dia 22 de março, o pleito eleitoral para a escolha dos vereadores mirins de 19 unidades de ensino em Paraíso do Tocantins, da rede pública municipal, estadual, federal e particular, que aderiram ao Programa Vereador Mirim da Câmara Municipal de Paraíso, idealizado pelo Vereador Nando Milhomem (PV). A Escola Estadual Deusa Moraes foi uma das primeiras a firmar parceria com o projeto do Poder Legislativo Municipal.

A comissão eleioral da escola composta pelo diretor Vanderley Oliveira, pelas coordenadoras Kênia Paulino e Ivoneide Rodrigues da Silva e pela orientadora educacional Evanilde Pereira de Meira, e ainda pela representante da Câmara Municipal Benoailde Coelho, conduziram o processo eleitoral realizado com sucesso, apesar do tempo chuvoso no início da manhã. Os alunos tiveram a oportunidade de votar pela primeira vez e sentir como é importante escolher o seu representante de forma democrática, praticando cidadania.

As urnas foram abertas para a contagem dos votos no final da tarde na sala da direção na presença da equipe diretiva, da representante da Câmara Municipal e dos candidatos. Maysa Vagas, aluna do 8º ano matutino foi eleita a Vereadora Mirim da Escola Deusa Moraes com 170 votos. 

Ao todo  foram eleitas 13 vereadoras e 6 vereadores. Num total de 113 candidatos, sendo 72 meninas e 41 meninos.
Os eleitos e responsáveis participarão de um evento preparatório para a posse. Esse encontro acontecerá na próxima segunda-feira, 25, no auditório da Câmara Municipal. Será às 9h para os alunos do turno vespertino e 14h para os alunos do turno matutino.


Posse
O grande evento de posse acontecerá na terça-feira, 26, no Teatro Cora Coralina a partir das 18h. Autoridades municipais e estaduais são esperadas para a diplomação e posse dos legisladores mirins.



Confira o resultado oficial da eleição da Escola Deusa Moraes:

Eleita: Maysa 170
1º suplente: Maxuel 77
2º suplente: Rebeca 74
 


 


Fonte: Zequinha de Moraes - Dicam        Fotos: Zequinha de Moraes.



sexta-feira, 22 de março de 2013

Escola Estadual Deusa Moraes realiza Semana da Alimentação

A Escola Estadual Deusa Moraes, de Paraíso do Tocantins, está realizando a Semana da Alimentação de 18 a 28 de março. Nesse período as atividades desenvolvidas na instituição são voltadas ao tema. O projeto deu tão certo que já está sendo realizado há mais de oito anos consecutivo.

Nesta quinta-feira, 21, os estudantes trabalharam durante oficina de produção de uma salada de fruta, o peso e as medidas dos alimentos na disciplina de matemática. Na aula de ciências os alunos trabalharão os valores nutricionais desses alimentos e na disciplina de português serão produzidos texos também baseados na temática. 

A Semana possibilita os professores trabalhar dentro das disciplinas temas voltados a alimentação, merenda, higiene, escolha dos cardápios, temáticas voltadas à obesidade, cuidados com manuseio com alimentos, doenças adquiridas por falta de nutrientes no organismo e higiene.   

Para a coordenadora Pedagógica, Neuseny Freires, depois que o projeto foi implantado os alunos mudaram os hábitos alimentares. “O cardápio da escola mudou e os alunos gostam da merenda. Hoje os estudantes aceitam o suco natural o que antes não acontecia. Desperdício de alimentos não acontece mais. Podemos dizer que a postura dos estudantes mudou”, enfatizou Neuseny.

De acordo com a estudante Carla Patrícia, a semana deixa as aulas mais atrativas. “Eu hoje sou uma criança sadia, pois gosto de alimentar com frutas e verduras fresquinhas”, contou a jovem.

A data do encerramento do projeto, previsto para o dia 28 de março, sexta-feira, foi escolhido como uma homenagem ao dia das Merendeiras, celebrado em 30 de março. O evento será marcado por teatros e apresentações.









Foto: Bruno Araújo/SurgiuFonte: Deydjane da Luz/SurgiuPostador: Deydjane da Luz

Estudantes da Escola Estadual Deusa Moraes são conscientizados sobre a importância da preservação da água


Alunos da Escola Estadual Deusa Moraes, de Paraíso do Tocantins, tiveram a oportunidade na manhã  desta quinta-feira, 21, 
de aprender a importância da preservação da água do nosso planeta e de entender  melhor como é o processo de tratamento
 de água realizado no município de Paraíso do Tocantins. Participaram do evento cerca de 150 alunos da instituição de ensino.
 Na quarta-feira, 20, cerca de  40 estudantes da escola visitaram a estação de tratamento de água. No dia 22 de março é celebrado
  mundialmente o dia da água.

A palestra foi um pedido da direção da escola à concessionária de água do Estado. Ministrada por  servidores da Saneatins, 
o evento decorreu as etapas do tratamento até chegar às torneiras das residências,  esclareceu sobre o uso do cloro na água,
 e enfatizou a importância da sua preservação.
Para a estudante do 7º ano, Gabriella Simpson, 12 anos, a visita lhe proporcionou conhecimento de como é  complicado tratar
 a água para que ela chegue potável para o consumo. “Eu aprendi muito e agora não vou  mais gastar água como antes.
 Vou economizar como eu puder, diminuindo mais na hora do banho e na hora  de lavar as louças”, contou a estudante.

O estudante do 6º ano, Lucas Bovo Maciel, de 11 anos, aprendeu direitinho como se economiza água.  “Eles contaram que 
só para lavar um carro usando a mangueira é gasto mais de 215 litros de água.  É muito, por isso devemos usar o balde. 
Se não usar a água de forma certa daqui um tempo não teremos  mais água”, explicou o estudante.

De acordo com o diretor da Escola Estadual Deusa de Moraes, Vanderley José Oliveira, todo ano na proximidade  do dia
 mundial da água a escola faz a semana da conscientização. “Tentamos conscientizar os alunos sobre o  desperdício da água
 para que eles tenham uma consciência ambiental. O trabalho é feito pelos professores de  geografia e ciência,  pois 
temos dentro do nosso projeto político pedagógico ações voltadas ao meio ambiente,  principalmente a água”, concluiu o diretor.












Foto: Bruno Araújo/SurgiuFonte: Deydjane da Luz/SurgiuPostador: Deydjane da Luz





segunda-feira, 18 de março de 2013

1º INTERCLASSE 2013


Com o objetivo de fomentar a importância da prática esportiva entre os estudantes, a Escola Estadual Deusa Moraes está realizando o 1º Inter-classe 2013. A ação conta com a participação de cerca de 350 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os jogos tiveram início no dia 16 de março no Ginásio de Esportes Ercílio Bezerra e se encerra no dia 05 de abril, no mesmo local.






Governo do Tocantins comemora o Dia da Autonomia


Em comemoração ao Dia da Autonomia do Estado, o Governo do Estado por meio da Secretaria da Cultura está realizando    hoje, 18, na cidade de Paranã, o Show da Autonomia, com a participação de diversos artistas tocantinenses. Além disso, haverá a missa em comemoração a reinauguração do histórico Seminário São José de Porto Nacional, patrocinado pelo Governo do Estado por meio do Prêmio Maurício Bentes 2011 de Apoio à Restauração de Bens Imóveis de Uso Público Tombados, às 19 horas, na Catedral de Nossa Senhora das Mercês, terça-feira, dia 19 de março.
Seminário
A Secretária, Kátia Rocha, que é portuense e pioneira na gestão cultural do Tocantins comemora a reinauguração deste bem histórico “O Seminário São José é um marco na formação cultural do Tocantins, pois foi uma das primeiras edificações erguidas pelos dominicanos, no então Norte Goiano e representa uma história de doação e comprometimento dos frades no processo de catequização e formação intelectual do povo tocantinense”, ressalta a secretária Kátia Rocha.


“O ano de 2013 está acrescido de júbilo pela conclusão da restauração de todo o complexo arquitetônico pertencente ao seminário. Na ocasião, estaremos agradecendo aos benfeitores, em especial o Governo do Estado por meio da Secretaria da Cultura pela viabilização da reforma por meio deste prêmio cultural”, declarou Dom Romualdo, Bispo Biocesano de Porto Nacional.

Situado nas proximidades da margem direita do Rio Tocantins, ao lado da Catedral de Nossa Sra. das Mercês, o Antigo “Convento Santa Rosa de Lima” é sede dos Padres Dominicanos desde o início da década de 20. Os padres dominicanos tiveram uma participação fundamental para a formação cultural do então Norte-Goiano, o que contribuiu para que Porto conquistasse o cognome de “Berço Intelectual do Norte Goiano”.

Autonomia

Foi no dia 18 de março de 1809 que o Imperador Dom João XI assinou o Alvará criando a Comarca de São João das Duas Barras ou Comarca do Norte. A sede da nova comarca foi estabelecida em São João das Duas Barras depois chamada Comarca da Palma, hoje Paranã, dando autonomia jurídica à vasta região situada ao norte da Província de Goiás, que hoje compõe o Estado do Tocantins. O desejo de emancipação demorou quase dois séculos para se concretizar.

Citando os momentos mais marcantes, da criação da Província do Norte, que teve Theotônio Segurado e Felipe Antônio Cardoso como seus representantes maiores. Pela proposta de criação do Território Federal do Tocantins, de autoria do Brigadeiro Lysias Rodrigues. Pelo movimento encabeçado pelo juiz de direito, a partir de Porto Nacional, Feliciano Machado Braga, até chegada à região na década de 1960 do cearense José Wilson Siqueira Campos, que encarnou como ninguém a bandeira da autonomia do povo nortense.

Show da autonomia

O Show em comemoração ao Dia da Autonomia será realizado na Praça das Mangueiras em Paranã, às 20h30, justamente pelo simbolismo histórico da cidade, antiga São João da Palma, sede da comarca do Norte.


A animação da noite ficará por conta da música regional tocantinense com um repertório diversificado ao comando dos músicos Genésio Tocantins, Braguinha Borroso, Dorivã Borges, Léo Pinheiro, Chico Chokolate, Mara Rita, Nacha Moretto, Quésia Carvalho, Querem Hapuque, Elletra, Leila Lima, Marcelo Bahia, Paulinho do Arcodeon, Antista do Acordeon, Manoel Cerqueira, Zé Lourinho, Everton dos Andes e a Banda Soneto como banda base do show.
Foto: Reprodução/SecultFonte: Jarlene Souza



sexta-feira, 15 de março de 2013

Recomendações feitas pelo SINTET são aceitas pela Seduc


Professores efetivos devem ter mesma carga horária de 12/2012. Confira


Legenda: Fotografo: :
O presidente do SINTET José Roque Santiago confirma aos trabalhadores em educação no Estado do Tocantins que está garantida aos professores efetivos, para o ano de 2013, a mesma carga horária exercida no ano letivo de 2012, conforme diz a Normativa nº 09, de 28/12/2012, publicada no Diário Oficial do Estado, no último dia 25/01, e confirmada nesta quinta, 14/03 através de ofício 1.198/2013, recebido da Seduc.
Após a realização das assembleias sindicais realizadas pelo SINTET, no ultimo mês de fevereiro/ 2013, em todas as onze regionais do sindicato, o presidente do SINTET, José Roque Santiago enviou ofício (Nº 29, de 22/02/2013) à Seduc com uma série de recomendações feitas pelos trabalhadores com a finalidade de trazer melhorias nas condições de trabalho e, consequentemente, apresentar melhores resultados.
Os trabalhadores cobram principalmente garantia de carga horária dos professores efetivos de acordo com a modulação de dezembro de 2012, bem como do direito à carga horária de acordo com o concurso.
O SINTET sempre lutou pela redução da carga horária dos professores, bem como pelo cumprimento da Lei do Piso, que determina 1/3 já jornada para hora atividade e livre docência. Desse modo, como solicitado pelo SINTET,a SEDUC procederá à revisão do art. 15 da IN nº 09 de 25.01.13, que trata da livre docência. Como está regido, o período destinado à livre docência do professor poderia ser interrompido pelo diretor da unidade escolar, por exemplo, para participação de reuniões, eventos de caráter pedagógico e formação continuada, o que deixaria, portanto de ser livre.  “A mudança na estrutura da carga horária do trabalhador deve incidir positivamente para o melhor desempenho do professor e nós sempre lutaremos por melhorias”, disse Roque.
Acesse a cópia do ofício enviado pelo SINTET na aba Serviços do nosso site, link DOWNLOAD.
Veja resposta oficial da SEDUC realacionada a cada ítem do ofício encaminhado pelo SINTET:
a)      De acordo o Art. 12, 1° da Instrução Normativa n° 9, de 28 de Dezembro de 2012, publicada na Edição n°3.803, de 25 de janeiro de 2013, do Diário Oficial do Estado, aos professores efetivos foi garantida, para o ano de 2013, a mesma carga horária exercida no ano letivo de 2012;
b)      B) Ao professor detentor de dois cargos efetivos, serão garantidas as cargas horárias de 180 e 90 horas mensais, desde que haja vaga na docência das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino para tanto;
c)       O Art. 15 da presente Instrução Normativa, a qual será republicada, trará a seguinte redação:
“Art. 15. Os docentes lotados no diurno passarão a ter no máximo 24 aulas de 60 minutos e 16 horas para o planejamento, sendo 50% das horas para o cumprimento da hora atividades na escola e 50% das horas para atividades complementares ao planejamento, sendo o local de livre escolha do professor, tempo destinado ao estudo, à preparação e avaliação do trabalho didático.”
 d)      Quanto à modulação de aulas complementares (projetos interdisciplinares) a serem inseridos na carga horária dos professores, informo que a proposta não prevê aulas complementares. As atividades do Projeto Interdisciplinar não serão desenvolvidas em sala de aula. Tais atividades serão desenvolvidas por meio de atividades propostas aos alunos para serem feitos em casa. Ao professor cabe a correção das atividades. É mister ressaltar que as aulas do período noturno são doze minutos mais curtas, portanto, o tempo mais curto acumulado será utilizado no projeto interdisciplinar, visto que terão um tempo total de aula inferior ao diurno, porém somente as disciplinas  indicadas deverão inserir aulas no SGE;
 e)      No que tange à proposta de garantia de 04 horas restantes na unidade escolar ou em um projeto pedagógico aos professores do 1° ao 5° ano, a mesma será atendida desde que não haja professor contratado na unidade escolar do município; (nota do Sintet: a Seduc informou que enviará às DRE's portaria sobre essa mudança assim que tiver com as informações completas das unidades de ensino com esse problema).
 f)       Aos professores das Escolas de tempo integral, serão garantidas a carga horária conforme disposto na Instrução Normativa em tela e, caso se constate afronta à mesma, tal fato deverá ser comunicado à secretaria da Educação; (nota do sintet: solicitamso que também nos envie).
 g)      Aos profissionais detentores de cargos administrativos e lotados nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino (o caso por exemplo, de coordenadores financeiros, pessoal da secretaria, etc), será autorizado o cumprimento de jornada de trabalho de diária de horas 06 ininterruptas, desde que as Unidades Escolares  organizem-se em  forma de escala, tendo em vista que o atendimento à comunidade escolar não pode ser interrompido;
 h)      Esta pasta vem tomando as devidas providências para tão logo concluir os trabalhos destinados à revisão PCCR dos profissionais do magistério da Educação Básica, o que deve ser feito com agilidade, porém, com os devidos cuidados, por tratar-se de matéria de suma importância à vida funcional dos profissionais da Educação;
 i)        Aos servidores que por determinação da junta médica Oficial do Estado exerçam funções administrativas e pedagógicas, por força de remanejamento, aos mesmos serão garantidas as férias no mês de julho, assim como o recesso escolar de 15 dias, desde que em respeito às escalas definidas pelas unidades escolares;
 j)        No que diz respeito ao último item, acerca das ações que visam primar pela saúde dos trabalhadores em educação, informo que dentre outras medida, foram realizadas alterações nas estruturas curriculares da educação Básica da Rede Estadual de Ensino, que permitem melhor planejamento coletivo das aulas pelos profissionais das disciplinas e, promovem maior articulação  entre os componentes curriculares, ficando o tempo para livre docência destinado para estudo, atualização de novos conhecimentos e aperfeiçoamento das práticas pedagógicas docentes. Tem sido motivo de preocupação, a alta incidência de afastamento dos servidores de educação por licença médica, o absenteísmo no trabalho, o estresse diário e a falta de tempo para a realização das atividades físicas e lazer, com vistas a suprimir estes problemas, foi aprovada a implementação do Projeto” Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho”, que será desenvolvido na sede da Secretaria da Educação e sugerido como atividade para as diretorias regionais de ensino e unidades escolares, para ser realizado de acordo com sua proposta de promoção da saúde. O objetivo principal deste projeto é proporcionar a melhoria na qualidade de vida dos servidores por meio de práticas saudáveis de estilo de vida, de atividades  físicas e prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, bem como, gerar a integração dos trabalhadores. Dentre outras ações, serão realizadas oficinas nas Flits regionais, sobre temas que envolvam a promoção da saúde.
Autor: Secretaria de Comunicação do SINTET.

domingo, 10 de março de 2013

Escola Estadual Deusa Moraes faz homenagem no Dia Internacional da Mulher



Dentro da semana que antecedeu o Dia Internacional da Mulher, a Escola Estadual Deusa Moraes, realizou diversas homenagens às mulheres, com o objetivo de sensibilizar os estudantes do contexto histórico do papel da mulher na construção da sociedade.

A escola trabalhou atividades alusivas à data durante toda a semana, 04 a 08 de março, que validavam as mulheres com leitura de poesias e texto, homenagens, proporcionou momento beleza em que foram dadas dicas como fazer uma maquiagem e sobrancelha. No fechamento desta programação houve palestra sobre alimentação e depois foi servido um lanche saudável ofertado pelo Supermercado Bem Maior.

A direção da unidade escolar avaliou a programação como positiva, pois conseguiu envolver comunidade, alunos, professores, funcionários e parceiros. Espera-se que tais atitudes possam acontecer mais vezes e que o respeito à figura feminina não se restrinja apenas a datas, mas que seja uma parceria cotidiana em todas as esferas da sociedade, finalizou a diretoria.

Fonte: surgiu.com         Fotos:Bruno


























 
 





terça-feira, 5 de março de 2013

Escola Estadual Deusa Moraes adere ao Programa Vereador Mirim


A Escola Deusa Moraes está entre as 24 unidades de ensino de Paraíso que estarão elegendo o seu Vereador Mirim, por meio de pleito eleitoral que acontecerá dia 22 de março de 2013, em cada escola inscrita no programa. A posse dos 24 Vereadores Mirins eleitos está programada para o próximo dia 26, às 19h30min, no Plenário Benedito Bandeira da Câmara Municipal, conforme calendário e o regulamento eleitoral aprovado na casa de leis.


A campanha dos candidatos a uma das 24 cadeiras no parlamento mirim será no período de 11 a 21 de março. Em todas as escolas que aderiram e entenderam a nossa proposta, a movimentação já é grande e a repercussão entre alunos e professores está sendo bastante positiva, informou o Vereador Nando Milhomem.


Fonte:
José de Ribamar Ribeiro de Moraes (Zequinha de Moraes)
Diretor de Comunicação da Câmara
Acesse o site: www.cmparaiso.to.gov.br