terça-feira, 18 de março de 2014

Sessão Solene de posse dos Vereadores Mirins de Paraíso do Tocantins

A Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins – Gestão 2014 responsável pela instituição da segunda edição do Programa Câmara Mirim, na presença de um grande público que lotou as dependências do auditório da casa, realizou na noite desta segunda-feira (17), a Sessão Solene de posse dos dezenove parlamentares mirins, estudantes com idade entre 09 e 16 anos, que estarão contribuindo com suas propostas com o Poder Legislativo e o Executivo Municipal para o desenvolvimento de Paraíso do Tocantins.


Conforme o Regimento Interno dos Vereadores Mirins, a Sessão Solene foi conduzida pela Vereadora Mirim Maísa Soares do Colégio São José Operário, a mais idosa da turma e secretariada pelo Vereador Mirim Lee Max Gomes do IFTO, o segundo mais velho com relação à idade, que comandaram a entrega dos diplomas, leitura do termo de compromisso, declaração de posse dos Vereadores Mirins e a eleição da Mesa Diretora para o primeiro semestre de 2014.



A Mesa de Honra foi composta pelo Presidente da Câmara Municipal de Paraíso, Vereador Nando Milhomem (PV), pelo Vice-Presidente Gleidson Dedinho (PRTB), pela Secretária Geral Vanessa Alencar Pinto (PT), pelos Vereadores Vanderson Machado (PSC), Dr. Luis Antônio (PT), JC (PTB) e Jarbas Inácio (PMDB), pela Diretora Regional de Ensino Sirlene Nascimento Oliveira, pela Secretária Municipal de Educação Lizete Coelho, pela Presidente da APAE/Paraíso Aurizete Maria Sá, e pelo ex-secretário estadual do meio ambiente e professor Alan Barbiero.

MESA DIRETORA ELEITA:
Presidente: Vereadora Mirim Maísa Soares representante da Escola Estadual São José Operário do setor Jardim Paulista, padrinho Vereador Dr. Luis Antônio (PT)
.
Vice-Presidente: Vereadora Kelly Santos representante do Colégio Estadual José Nézio Ramos do setor Pouso Alegre, padrinho Vereador Romilson Ribeiro (PR)
.
1º Secretário: Vereador Lee Max Gomes representante do IFTO do barro de Santana, madrinha Vereadora Josefa Araújo (DEM).

2º Secretário: Vereador Guilherme Alves representante da Escola Estadual Idalina de Paula do setor Oeste, padrinho Vereador Gleidson Dedinho (PRTB).



 Vereadora Mirim Rebeca Coelho, Vereadora Vanessa Alencar , vereador Mirim Pedro Lucas

Diretor Vanderley Oliveira e Vereadora Mirim Rebeca Coelho


Fonte: Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins 

segunda-feira, 17 de março de 2014

Rebeca - Vereadora Mirim

Aluna Rebeca Coelho eleita Vereadora Mirim representante da Escola Estadual Deusa Moraes - EEDM, durante sua apresentação aos colegas de parlamento no auditório da Câmara Municipal de Paraíso, na tarde de quinta-feira, dia 13, no dia em que os 19 novos vereadores participaram do primeiro treinamento, palestras e visitação às instalações do Palácio Zeca Moraes. A Câmara Mirim - 2014 será comandada pelas mulheres, que são maioria absoluta!


Jogos internos da Esc. Est. Deusa Moraes!

Jogos internos da Esc. Est. Deusa Moraes dia de março de 2014.



segunda-feira, 10 de março de 2014

Campanha de Vacinação contra o vírus HPV

Esta acontecendo aqui na escola Deusa Moraes a Vacinação contra o vírus  HPV, atendendo a faixa etária de adolescentes do sexo feminino entre 11 e 13 anos.  Campanha do  Ministério de Saúde, realizado pelos profissionais ( equipe 06)  da Unidade de Saúde - Leste, Coordenada pela Enfermeira Ana Francisca Barros Dias, Técnica vacinadora Kelma Coelho Andrade e agentes de saúde Agamenilda Ribeiro, Edna Fernandes e Raquel  Nunes Andrade

Segundo o Secretário Municipal de Saúde de Paraíso do Tocantins, Dr. Rui Azevedo, o vírus HPV se manifesta tanto na mulher como no homem, transmitido normalmente pelo contato sexual, não aparece sintomas e quando aparece é provocado verruga no trato genital de ambos os sexos, sendo que na mulher o vírus está envolvido com o câncer de colo de útero.
Mais de 80% dos casos está relacionado com a presença do vírus HPV alojado no colo de útero da mulher. O público alvo da vacinação contra o HPV para este ano são as adolescentes do sexo feminino de 11 a 13 anos, como forma preventiva antes do primeiro contato sexual. A vacina será dividida em 3 doses, tendo um intervalo de seis meses após a primeira e a segunda etapa. Nas mulheres de vida sexual ativa a prevenção é por meio do uso de preservativo e também da realização do exame preventivo papanicolau, pelo menos uma vez por ano.

Para que a adolescente receba a vacina é necessário ir a uma unidade de saúde e apresentar o cartão de vacinação. Além das unidades de saúde no dia D de Vacinação (10 de março) as vacinas estarão disponíveis nas seguintes Escolas e Unidades de Saúde de Paraíso do Tocantins:

Unidade Básica de Saúde Sespe/Centro;
Unidade Básica de Saúde Sul/Pouso Alegre;
Unidade Básica de Saúde Norte/Jardim Paulista;
Unidade Básica de Saúde Leste;
Unidade Básica de Saúde Oeste;
Unidade Básica de Saúde Vila Regina;
Unidade Básica de Saúde Milena;
Unidade Básica de Saúde Chapadão;
Escola Estadual Deusa Moraes;
Escola Estadual Idalina de Paula;
Escola Estadual de Ensino Médio Diaconízio Bezerra;
Escola Estadual Trajano Coelho Neto;

Os horários serão de 08h às 12h e das 14h às 18h. Quem não conseguir vacinar nas Escolas a vacina continuará disponível nas Unidades de Saúde.

O Secretário Municipal de Saúde ressalta a importância das mães levarem as adolescentes para tomarem a vacina e se prevenir futuramente do contagio dessa doença, que se não tratada pode levar ao câncer de colo de útero sendo uma das grandes causas de morte da mulher. Paraíso já conta com uma grande incidência de circulação do vírus, por isso a preocupação em estar vacinando contra o HPV.









Câmara Mirim de Paraíso: Vereadores eleitos para o Exercício 2014

O Programa Vereador Mirim da Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins realizou nesta sexta-feira (07), eleição nas escolas que aderiram ao programa na sua segunda temporada, que definiu os dezenove novos parlamentares da Câmara Mirim de Paraíso para o Exercício de 2014. O número de eleitores aptos neste pleito foi de 5.055, total de candidatos inscritos 70, sendo, 36 mulheres e 34 homens.
 Confira o resultado da eleição:

Escola Estadual Deusa Moraes: 



Vereadora Mirim eleita Rebeca Coelho Abreu com 228 votos

Suplentes: 
Wellington Rodrigues e Juliana Soares Santos.

Escola Municipal 23 de Outubro: Vereadora Mirim eleita Ana Beatriz Santos Borges “Bia” com 41 votos, suplentes: Ludmylla Amorim e Ravlla Caroline Serpa.

Escola Estadual Amâncio de Moraes: Vereador Mirim eleito Matheus Pereira da Silva com 156 votos. Suplentes Joana Milhomem e Jeziel Chaves.

APAE de Paraíso (Escola Luz da Vida): Vereador Mirim eleito Guilherme Mourão “Gui Gui” com 19 votos, suplentes: Nathália Costa Lima e Paulo Henrique Sá.

Colégio Estadual José Nezio Ramos: Vereadora Mirim eleita Kelly Santos Damacena com 166 votos. Suplentes: Adriel Itamar Mota e Nayran Martins Moreira.

Escola Branca de Neve: Vereador Mirim eleito Samuel Vithor Pimenta com 13 votos. Suplentes: Daniela Martins e Kaio Adriel Souza.

Escola Municipal Jardim Paulista: Vereadora Mirim eleita Laísa Jales com 17 votos, Suplentes: Delmom Albino Júnior e Carla Alves “PC”.

Escola Municipal Irmã Julita: Vereadora Mirim eleita Ana Clara dos Reis com 46 votos. Suplente Karolina Ribeiro.

CEM – Diaconízio Bezerra: eleita Bianca Andrade Macedo com 128 votos. Suplentes: Especovite Gonçalves e Cleidiane Lobo de Azevedo.

Escola Estadual Trajano Coelho Neto: Vereador Mirim eleito Pedro Lucas Cardozo com 51 votos. Suplentes: Alex Leandro Santos e Lariel Augusto Cunha.

Escola Estadual JK: Vereadora Mirim eleita Izabella Ribeiro Paschoal com 77 votos. Suplentes: Maraísa Alves de Souza e Thaynara Silva Teixeira.

Escola Municipal Pouso Alegre: Vereadora mirim eleita Jordana Mikaely Gomes com 53 votos. Suplentes: Geovana Cândida de Sousa e Vilton Martins da Silva.

Escola Municipal Luzia Tavares: Vereadora mirim eleita Jaqueline Gonçalves de Sousa com 74 votos. Suplentes: Vinicius Pereira Araújo e Beatriz Pereira da Silva.

Escola estadual Idalina de Paula: Vereador Mirim eleito Guilherme Alves de Lima (do 1º ano) com 217 votos.
Instituto Federal – IFTO de Paraíso: Vereador Mirim eleito Lee Max Gomes da Silva com 140 votos.

Escola Municipal Adélia Aguiar Barbosa: Vereador Mirim eleito Alerrandro Lorran Alves Carneiro (do 5º ano) com 80 votos. Suplentes: Karina Alves de Sousa e Lívia Pereira dos Santos.

Escola Pequeno Anjo: Vereadora Mirim eleita Ana Carolina Fonseca Silvério com 18 votos. Suplente Ana Clara Batista Milhomem.

Escola Estadual São José Operário: Vereadora Mirim eleita Maisa Soares Siqueira com 236 votos. Suplentes: Ricardo Souza Luz Oliveira e Cauã Izaias Garcia.

A posse dos novos Vereadores Mirins de Paraíso acontecerá em sessão solene dia 17 de março de 2014, às 19 horas no Plenário da Câmara Municipal de Paraíso.

Fonte- Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins- Zequinha de Moraes

sexta-feira, 7 de março de 2014

ELEIÇÃO PARA ESCOLHA DO VEREADOR MIRIM


Está acontecendo neste momento aqui na escola, a eleição 2014 para a escolha do (a) vereador (a) mirim.





Secretário Municipal de Saúde de Paraíso TO, fala sobre a Campanha de Vacinação contra o vírus HPV

O vírus HPV se manifesta tanto na mulher como no homem
O Ministério de Saúde dará a inicio a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus responsável pela doença sexualmente transmitida mais comum do mundo, o HPV. A partir do dia 10 de março (segunda-feira) as vacinas estarão disponíveis em todos os postos de saúde, atendendo a faixa etária de adolescentes do sexo feminino entre 11 e 13 anos.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde de Paraíso do Tocantins, Dr. Rui Azevedo, o vírus HPV se manifesta tanto na mulher como no homem, transmitido normalmente pelo contato sexual, não aparece sintomas e quando aparece é provocado verruga no trato genital de ambos os sexos, sendo que na mulher o vírus está envolvido com o câncer de colo de útero.

Mais de 80% dos casos está relacionado com a presença do vírus HPV alojado no colo de útero da mulher. O público alvo da vacinação contra o HPV para este ano são as adolescentes do sexo feminino de 11 a 13 anos, como forma preventiva antes do primeiro contato sexual. A vacina será dividida em 3 doses, tendo um intervalo de seis meses após a primeira e a segunda etapa. Nas mulheres de vida sexual ativa a prevenção é por meio do uso de preservativo e também da realização do exame preventivo papanicolau, pelo menos uma vez por ano.

Para que a adolescente receba a vacina é necessário ir a uma unidade de saúde e apresentar o cartão de vacinação. Além das unidades de saúde no dia D de Vacinação (10 de março) as vacinas estarão disponíveis nas seguintes Escolas e Unidades de Saúde de Paraíso do Tocantins:

Unidade Básica de Saúde Sespe/Centro;
Unidade Básica de Saúde Sul/Pouso Alegre;
Unidade Básica de Saúde Norte/Jardim Paulista;
Unidade Básica de Saúde Leste;
Unidade Básica de Saúde Oeste;
Unidade Básica de Saúde Vila Regina;
Unidade Básica de Saúde Milena;
Unidade Básica de Saúde Chapadão;
Escola Estadual Deusa Moraes;
Escola Estadual Idalina de Paula;
Escola Estadual de Ensino Médio Diaconízio Bezerra;
Escola Estadual Trajano Coelho Neto;

Os horários serão de 08h às 12h e das 14h às 18h. Quem não conseguir vacinar nas Escolas a vacina continuará disponível nas Unidades de Saúde.

O Secretário Municipal de Saúde ressalta a importância das mães levarem as adolescentes para tomarem a vacina e se prevenir futuramente do contagio dessa doença, que se não tratada pode levar ao câncer de colo de útero sendo uma das grandes causas de morte da mulher. Paraíso já conta com uma grande incidência de circulação do vírus, por isso a preocupação em estar vacinando c
ontra o HPV.

Fonte: surgiu.com