sexta-feira, 18 de março de 2011

MENSAGEM DO NOVO GESTOR DA ESCOLA ESTADUAL DEUSA MORAES

Diretor Vanderley José de Oliveira


Equipe escolar, pais e colegiado da Escola Estadual Deusa Moraes, é com imensa satisfação que assumo a missão de estar à frente do processo de ensino e aprendizagem desta instituição. Estou certo de que a tarefa não será fácil, mas possível. E para tanto, Deus está à nossa frente nos guardando e vigiando. O contexto fez-me recordar das sábias palavras do grande poeta português Fernando Pessoa, que já dizia: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”. Se esse é o meu tempo, estou aqui para explicitar e construir com vocês (equipe gestora, professores, alunos e pais) minha ideologia educacional, e quem sabe, com a ajuda de cada um, melhorar o contexto intelectual e social de nossos alunos.

Uma escola não se resume apenas nas dimensões: pedagógica, administrativa, financeira e jurídica. Eu diria que uma escola para realizar de forma eficaz sua função social, precisa ir além de diagnosticar e problematizar conceitos. Ela precisa sentir os relacionamentos, vivenciar os problemas diagnosticados, ela precisa enxergar o “outro”, com suas diferenças, com suas potencialidades, com seus dilemas. E acima de tudo, ter sabedoria e cautela ao lidar com as situações. Caso isso aconteça, a instituição escola, descobrirá que os caminhos para se chegar ao sucesso se perpassam pela valorização do ser HUMANO, nos relacionamentos e busca por soluções de problemas, enfim, a HUMANIZAÇÃO é o caminho para o sucesso na escola. É por isso que compartilho com o ideal do grande Mestre Paulo Freire, que diz: “Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo por uma sociedade melhor e menos desigual”. Fica aqui registrado que uma das nossas funções de Educadores ao trabalhar o Currículo, principalmente o implícito, é o de respeitar as diferenças, sejam elas de sexo, gênero, raça, opção sexual, filosofia política, contexto geográfico e histórico.

O desafio está à minha espera, ou melhor, à nossa espera. Nesse novo direcionamento educacional que se inicia agora, não abandonaremos aquilo que foi construído e que deu certo, mas faremos as mudanças necessárias para que o FOCO do nosso trabalho tenha sentido. Que os resultados do processo educacional dos alunos apareçam, e de forma que o verbo esteja conjugado no presente. Para tanto, conto com a contribuição do porteiro da escola, de quem cuida da higiene, de quem aguça o olfato de nossas crianças, dos que cuidam da nossa vida financeira e histórica, da família, dos representantes da Diretoria Regional de Ensino, enfim, preciso de você coordenador, da sua dedicação alunado, e mais do que nunca, de você professor, que tem o poder e possui a magia de transmitir o CONHECIMENTO! As metas estabelecidas ao longo de nosso trabalho só terão sucesso, caso cada um tenha feito sua parte.

Como sabemos, o IDEB é um indicador que objetiva a verificação do cumprimento das metas fixadas no Termo de Adesão ao Compromisso Todos pela Educação, eixo do Plano de Desenvolvimento da Educação que trata da educação básica, sendo assim, é de suma importância que, nós envolvidos, nos apropriamos desses índices e desenvolvamos atividades a partir deles. Sei que a palavra já se tornou repetitiva, mas para finalizar, ressalto: o DESAFIO está á nossa espera. Não tenhamos medo, façamos como o grande Martin Luther King, que dizia: “I have a dream”! (Eu tenho um sonho!) Era um sonho por igualdade entre brancos e negros, quanto a nós, o sonho é que a Educação Pública se torne ainda mais consistente, mais forte. Que o nosso aluno aqui na escola articule o CURRÍCULO quanto à leitura, produção, cálculo, pesquisa e humanização. Esse é o nosso DESEJO. Fica aqui as sábias palavras do revolucionário negro acima citado para reflexão: “Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito”.

Muito obrigado a todos!

E que Deus esteja conosco nessa caminhada educacional!

Vanderley José de Oliveira

DIRETOR

Diretor da Escola Estadual Deusa Moraes – DRE – Paraíso do Tocantins

Formado em Letras, com especialização em Literaturas: Portuguesa, Brasileira e Africana.

Email: deleynet@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário