sexta-feira, 7 de março de 2014

Secretário Municipal de Saúde de Paraíso TO, fala sobre a Campanha de Vacinação contra o vírus HPV

O vírus HPV se manifesta tanto na mulher como no homem
O Ministério de Saúde dará a inicio a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus responsável pela doença sexualmente transmitida mais comum do mundo, o HPV. A partir do dia 10 de março (segunda-feira) as vacinas estarão disponíveis em todos os postos de saúde, atendendo a faixa etária de adolescentes do sexo feminino entre 11 e 13 anos.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde de Paraíso do Tocantins, Dr. Rui Azevedo, o vírus HPV se manifesta tanto na mulher como no homem, transmitido normalmente pelo contato sexual, não aparece sintomas e quando aparece é provocado verruga no trato genital de ambos os sexos, sendo que na mulher o vírus está envolvido com o câncer de colo de útero.

Mais de 80% dos casos está relacionado com a presença do vírus HPV alojado no colo de útero da mulher. O público alvo da vacinação contra o HPV para este ano são as adolescentes do sexo feminino de 11 a 13 anos, como forma preventiva antes do primeiro contato sexual. A vacina será dividida em 3 doses, tendo um intervalo de seis meses após a primeira e a segunda etapa. Nas mulheres de vida sexual ativa a prevenção é por meio do uso de preservativo e também da realização do exame preventivo papanicolau, pelo menos uma vez por ano.

Para que a adolescente receba a vacina é necessário ir a uma unidade de saúde e apresentar o cartão de vacinação. Além das unidades de saúde no dia D de Vacinação (10 de março) as vacinas estarão disponíveis nas seguintes Escolas e Unidades de Saúde de Paraíso do Tocantins:

Unidade Básica de Saúde Sespe/Centro;
Unidade Básica de Saúde Sul/Pouso Alegre;
Unidade Básica de Saúde Norte/Jardim Paulista;
Unidade Básica de Saúde Leste;
Unidade Básica de Saúde Oeste;
Unidade Básica de Saúde Vila Regina;
Unidade Básica de Saúde Milena;
Unidade Básica de Saúde Chapadão;
Escola Estadual Deusa Moraes;
Escola Estadual Idalina de Paula;
Escola Estadual de Ensino Médio Diaconízio Bezerra;
Escola Estadual Trajano Coelho Neto;

Os horários serão de 08h às 12h e das 14h às 18h. Quem não conseguir vacinar nas Escolas a vacina continuará disponível nas Unidades de Saúde.

O Secretário Municipal de Saúde ressalta a importância das mães levarem as adolescentes para tomarem a vacina e se prevenir futuramente do contagio dessa doença, que se não tratada pode levar ao câncer de colo de útero sendo uma das grandes causas de morte da mulher. Paraíso já conta com uma grande incidência de circulação do vírus, por isso a preocupação em estar vacinando c
ontra o HPV.

Fonte: surgiu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário