quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Intercâmbio traz diretora de escola americana à Paraíso do Tocantins


Dando prosseguimento às visitas que está fazendo a unidades estaduais de ensino do Tocantins, a norte-americana Regina Siegel, diretora da escola Wisconsin, do município de Lacrosse, dos Estados Unidos, acompanhada de uma equipe da SUDEC, da Diretora Regional de Ensino, Professora Meyrivane Teixeira Santos Arraes e servidores da DRE de Paraíso, estiveram visitando, esta nesta terça-feira, 09, a Escola Estadual São José Operário no setor Jardim Paulista na região norte de Paraíso, dirigida pela professora Gildene Benício Mendes.
No início da tarde, por volta das 13h40min, a mesma equipe, foi recebida na Escola Estadual Deusa Moraes, no centro de Paraíso, pelo diretor Vanderley Oliveira e os funcionários da primeira escola pública construída em nossa cidade.

Esta iniciativa é fruto do projeto Intercâmbio Brasil/Estados Unidos de Diretores Escolares, uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e a Embaixada Americana, e faz parte da última etapa do Prêmio Gestão, que tem como objetivo evidenciar como funciona a gestão para a obtenção de um bom resultado escolar.

Recepcionada com apresentações artísticas e esportivas, a visitante fez questão de demonstrar a admiração que tem pela vibração e pela participação de todos na gestão das escolas. “É muito gratificante perceber a energia que os gestores escolares dispensam à tarefa que têm de conduzir uma unidade de ensino, se mostrando sempre bem dispostos e, também, interessados em aprender mais. Sem contar que eles contam com a parceria dos pais dos alunos e dos próprios estudantes, que colaboram bastante para o desenvolvimento das escolas”, exaltou a diretora norte-americana, que revelou uma reflexão educativa diária que faz a partir de versinhos simples que, em tradução livre, dizem “quando eu crescer, não importa o tamanho da casa ou a qualidade do carro que terei, mas, sim, a diferença que fiz na vida de uma criança.”

Diretor da Escola Estadual Deusa Moraes, Vanderley José de Oliveira afirmou que além de apresentar as diversas medidas que toma para bem gerir a unidade de ensino da qual é responsável, pôde aprender com a visitante o quanto é importante se concentrar naqueles que são a razão de todo o sistema educacional: os alunos. “Eu acredito muito na escola pública, que possui um excelente aparato técnico e intelectual, mas creio, também, que para se realizar um bom trabalho dentro da Educação nós devemos sentir amor pelo que fazemos, além de nos dedicarmos ao aprimoramento teórico, assim como ao prático. Tudo isto nós partilhamos com ela, que nos impressionou ao demonstrar ter um foco absolutamente voltado aos estudantes, sempre atento ao bem-estar deles. Apesar dela viver em um local que possui um modelo de ensino diferente, nós pudemos trocar conhecimentos e crescermos um com o outro”, ressaltou Vanderley Oliveira.

Fonte: Dicam e SEDUC.

FOTOS DA PROGRAMAÇÃO NA ESCOLA DEUSA MORAES:



























Um comentário:

  1. Parabéns a escola Deusa Moraes!!! A educação é a arma mais poderosa que nós podemos usar para mudar o MUNDO..!! (Fátima Martins)

    ResponderExcluir