sexta-feira, 19 de abril de 2013

REMANESCENTES DE GOIÁS, SAIBAM O QUE FOI DECIDIDO NA AL (17/04)


Na  quarta-feira, 17/04, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade dos deputados presentes à sessão, o Parecer favorável do deputado José Bonifácio - PR que é o relator na Comissão de Constituição e Justiça do projeto Proposta de Emenda à Constituição - PEC nº 01/2012.
A PEC, de autoria do deputado Zé Roberto - PT, tem a proposta de acrescentar o art. 20-A à Constituição Estadual, reorganizando os remanescentes de Goiás do  INSS de volta ao IGEPREV.

A luta dos remanescentes de Goiás é pauta histórica do SINTET ao longo de todos esses anos para corrigir essa injustiça com os servidores do antigo norte de Goiás e hoje servidores do Tocantins.
A votação desta quarta-feira, 17, foi um grande passo, pois foi aprovado o relatório favorável do relator, agora é seguir os trâmites legais das votações na Comissão de Tributação e Finanças (que já se pronunciou favorável à PEC), para depois ir a Plenário em mais duas votações com maioria absoluta dos deputados, pois uma emenda à Constituição requer um rigoroso processo para se tornar realidade.

Assim, o SINTET enxerga uma luz no fim do túnel para os remanescentes de Goiás, que devem se mobilizar e participar de todo o processo.
"Aqueles que já estão com tempo e idade completos deverão esperar um pouco mais para se aposentar, até sair o resultado da PEC", alerta a professora Gercina Andrade, diretora de assuntos de aposentadoria e previdenciários do SINTET.

"O governador não tem mais como barrar a PEC, pois maioria absoluta dos parlamentares é a favor e EC é matéria específica do Poder Legislativo. Possivelmente estamos perto de uma grande vitória", analisa Silvanio Mota, assessor jurídico do SINTET.
O deputado Zé Roberto avalia que se tudo caminhar bem possivelmente até o mês de maio a PEC deverá ser aprovada em definitivo.

Autor: Secretaria de Comunicação do SINTET

Nenhum comentário:

Postar um comentário