quinta-feira, 5 de novembro de 2015

ESTUDANTES DO TOCANTINS SERÃO AVALIADOS PELO SAEB

CERCA DE 48 MIL ESTUDANTES DO TOCANTINS SERÃO AVALIADOS PELO SAEB


As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2015 serão aplicadas no Tocantins no período de 9 a 20 de novembro. Participarão do exame, cerca de 48 mil alunos de escolas das redes públicas e particulares. A aferição do Saeb, sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem como objetivo avaliar a educação básica do País contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino, oferecendo subsídios para a formulação e o monitoramento das políticas públicas para a Educação, além de fornecer indicadores que possibilitem a compreensão dos fatores que influenciam no desempenho dos alunos.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, é imprescindível a participação das unidades de ensino nas avaliações.  “É a partir dos resultados do Saeb e dos indicadores apontados pelo Censo Escolar que é possível acompanhar a evolução do desempenho dos estudantes ano a ano e definir ações, destinar recursos, que vão contribuir para consolidar uma Educação Integral e Humanizada”, frisa. 

Adão Francisco ressalta ainda a importância do Sistema de Avaliação da Aprendizagem Permanente do Estado do Tocantins (SisAPTO). “No Tocantins temos ainda o SisAPTO, que nos permite reconhecer as potencialidades e deficiências dos nossos estudantes; e para auxiliar professores e alunos na preparação para as avaliações internas e externas a Seduc distribuiu os Guias de Aprendizagem para as escolas estaduais das 13 Diretorias Regionais de Ensino”, enfatiza. 

Neste ano, o Inep contratou a Fundação Cesgranrio, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)/Cespe e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação/Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) para realizar a aplicação, o processamento e a análise de resultados das avaliações que compõem o Saeb. Maiores informações: (http://surgiu.com.br/noticia/218577/cerca-de-48-mil-estudantes-do-tocantins-serao-avaliados-pelo-saeb.html)


Fonte:http://dreparaiso.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário