domingo, 29 de julho de 2012

Tocantins adere ao Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa

alfabetização
Por meio da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) o Tocantins passa a integrar a lista dos estados que aderem ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O pacto é uma ação do Ministério da Educação (MEC) que reafirma e amplia o compromisso de alfabetizar as crianças de escolas públicas rurais e urbanas idade apropriada.

O secretário estadual da Educação, Danilo de Melo, assinou o termo de adesão na última quinta-feira (26). Segundo ele a meta do Governo do Estado é que todas as crianças tocantinenses recebam a alfabetização na idade correta até 2014. "O Governador Siqueira Campos foi o primeiro a externar ao ministro Mercadante o desejo de aderir ao Pacto. A nossa meta é que 100% das crianças sejam alfabetizadas nos próximos dois anos e para isso vamos melhorar também o padrão da alfabetização, para que ela aconteça não só na idade certa, mas também da forma certa", destaca.
O Pnaic visa a garantir que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até, no máximo, os oitos anos de idade ao final do 3º ano do ensino fundamental. Ao MEC cabe o apoio aos estados e municípios na implementação de medidas que possibilitarão o cumprimento das metas que incluem, além das ações de incentivo a alfabetização, formação dos educadores; aperfeiçoamento de professores alfabetizadores; apoio técnico e financeiro.

Com Pnaic os governos Federal e Estadual pretendem ainda diminuir os índices de reprovação no ensino básico. "A alfabetização inadequada é uma das maiores causas de reprovação no ensino médio e se esse trabalho for bem feito no começo vai garantir que os alunos tenham um bom desempenho mais à frente. Sendo bem alfabetizados e tendo segurança em ler e escrever, certamente o estudante não vai ter dificuldade em outras disciplinas", explica Danilo.

Reunião em Brasília
O lançamento do Pnaic, previsto para o próximo mês, foi discutido nesta semana em Brasília durante a Reunião da Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade. O secretário Danilo de Melo que é presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, na esfera federal, e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretário de Educação (Consed) pela região Norte participou do encontro.
Na pauta foram abordados ainda o reajuste do piso salarial dos professores para 2013; os mecanismos de fortalecimento e valorização dos educadores; e a publicação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), prevista para a primeira semana de agosto.

Fonte:www.seduc.to.gov.br
 

sexta-feira, 27 de julho de 2012

ATENÇÃO: SEDUC DEVE REGULAMENTAR FUNÇÕES DE ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO.

O representante do SINTET na Comissão para fins de estudos e elaboração de Instrução Normativa para definir/regulamentar as funções do Magistério da Educação Básica, para fins de aposentadoria especial de professor, instituída pela Portaria n° 2.287 de 14.06.12, professor Nilton Pinheiro de Carvalho, informa que a referida comissão já elaborou o texto da Instrução Normativa que disporá sobre o assunto, a ser apresentado ao secretário estadual de Educação na próxima semana.
O artigo 1° declara:
“Considera-se função de Assessoramento Pedagógico, para efeito de aposentadoria especial de professor, aquelas exercidas por profissionais do magistério em estabelecimento de ensino da Educação Básica, nas funções de:
I – Coordenador de Inclusão;
II – Coordenador de Oficina Pedagógica;
III – Orientador Educacional;
IV- Apoio Pedagógico;
V- Coordenador de Biblioteca;
VI – Coordenador de Laboratório de Informática;
VII – Coordenador de Vídeo;
VIII – Auxiliar de Apoio Pedagógico”

Assim, a SEDUC regulamentará, até mudança na Lei do PCCR, as dúvidas quanto ao servidor da Educação que pleiteia com base na Lei Federal 11.301, de 10 de Maio de 2006, que estendeu o conceito de funções de magistério para efeito de aposentadoria especial a quem tem direito os professores da educação básica. Contudo, continuam fora os coordenadores financeiros e de merenda escolar, pois não são funções pedagógicas e que segundo outra Normativa da SEDUC deve ser preenchida por profissionais administrativos ou professor, ambos com nível médio.
A comissão se reunirá na próxima segunda-feira, 30.07, para finalizar o texto.
Fonte: SINTET

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Projovem Urbano encontra-se com matrículas abertas até o próximo dia 15 de agosto


Os jovens que têm entre 18 e 29 anos e que não concluíram, ainda, o Ensino Fundamental terão a oportunidade de finalizar esta fase dos estudos em apenas 18 meses por meio do Projovem Urbano, que recebe inscrições até o próximo dia 15 de agosto. Para os interessados, as matrículas poderão ser realizadas na Escola Estadual Onesina Bandeira e no Centro de Ensino Médio (CEM) Santa Terezinha, ambas as unidades localizadas no município de Miracema do Tocantins, e, também, na Escola Estadual Amâncio de Moraes e no CEM Diaconízio Bezerra da Silva, de Paraíso do Tocantins.
No total, estão disponibilizadas 80 vagas para cada Diretoria Regional de Ensino (DRE); ou seja, uma média de 40 por unidade de ensino. Para os alunos matriculados, além do material didático gratuito fornecido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), ainda será fornecido o ensino de informática e de qualificação profissional inicial, assim como uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00. Nesta edição, a novidade fica por conta da existência de um educador-colhedor, que acompanha as crianças de 0 a 08 anos filhas dos estudantes durante o período das aulas.
Para mais informações, os interessados devem ligar para as DREs de Miracema e de Paraíso, respectivamente a partir dos números 3929-3014 e 3904-1003.

Fonte: www.Seduc.to.gov.br

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Provas do concurso do Quadro Geral acontecem em agosto: mais de 199 mil candidatos se inscreveram

Foi divulgada  as novas datas das provas do concurso do Quadro Geral do Estado. De acordo com o que foi divulgado, os exames acontecem no dia 26 de agosto para nível médio, e em 2 de setembro, para nível superior e fundamental. 43.366 se inscreveram concorrer para Nível Superior
43.366 se inscreveram concorrer para Nível Superior
  A AOCP, banca responsável pela realização do concurso do Quadro Geral, divulgou nesta sexta-feira, 13, os editais com a homologação das novas inscrições e com as datas para realização das provas. Segundo o documento, no dia 26 de agosto acontecem as de nível médio, e em 02 de setembro, as de nível superior e fundamental.
Os candidatos com inscrição indeferida devem entrar com interposição no período das 8 horas do dia 16 de julho até às 23h59min do dia 17, observando o horário oficial de Brasília. Já os com deferimento concluído deverão acessar o endereço eletrônico a partir o dia 31 e imprimir o “Cartão de Informação do Candidato”, nele constarão informações como o horário e local de realização da prova objetiva.
O concurso público disponibilizou 6.352 vagas, sendo 4.513 para provimento de vagas existentes e 1.839 vagas para formação de cadastro de reserva. A remuneração inicial dos cargos varia de R$ 584,59 a R$ 4.483,12. A jornada de trabalho será de 40h semanais em regime de tempo integral.

Inscritos
 Conforme já divulgado pela Secad – Secretaria da Administração, o concurso teve 199.152 inscrições, sendo 42.816 são para cargos de Nível Fundamental, 112.970 para Nível Médio e Médio Técnico e 43.366 para Nível Superior.
Devido ao volume de candidatos no concurso – que ganhou mais 12 mil inscritos com a reabertura das inscrições - foi necessário rever as datas, contratando número maior de escolas e buscando não coincidir com outros certames previstos para este período.
O concurso do Quadro Geral oferece 6.352 vagas, sendo 4.513 para provimento imediato e 1.835 para cadastro reserva. Do total de inscrições, 67 mil são remanescentes do concurso cancelado em 2011

Fonte:Ascom

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Concurso do Quadro Geral terá datas de provas alteradas

Com a reabertura do prazo de inscrição ao Concurso do Quadro Geral, a AOCP, empresa realizadora do certame, recebeu mais 12.139 novas inscrições, elevando o número final de inscritos para 199.152. Devido a este elevado número, Secad – Secretaria da Administração confirma que as datas de aplicação das prova serão alteradas. As novas datas serão divulgadas dia 13 de julho, juntamente com o Edital de Deferimento das Inscrições.

Vale lembrar que a mudança se faz necessária devido ao cumprimento das diversas etapas do concurso, que incluem: prazo de interposição e análise de recursos; confirmação de disponibilidade das escolas; ensalamento dos candidatos

 
 
Novas inscrições – Por nível
 
Total – Por nível
 
Fundamental: 2.925
 
42.816
 
Médio: 6.404
 
112.970
 
Superior: 2.810
 
43.366
 
 
Total geral - 199.152
 

Fonte: www.secad.to.gov.br

sexta-feira, 29 de junho de 2012

A Academia Paraisense de Letras já é uma realidade


Paraíso se prepara para um momento histórico, em que a ALP – Academia Paraisense de Letras será criada.  Esta instituição nobre que representará os literatos e literatas da nossa cidade, tem como missão principal, agregar os nossos escritores, analisar, catalogar  e guardar as obras literárias publicadas por escritores residentes nesta cidade; promover dentro das normas estatutárias, ações que visem o aperfeiçoamento e o fomento da produção de arte literária.

Foi constituída uma comissão especial para a elaboração do Estatuto e instalação da ALP, a qual é constituída pelos escritores Cesar Lustosa, Dourival Santiago e Toni Ferreira, sob o comando dos três escritores.


Cesar Lustosa e Dourival Santiago

O Estatuto já foi elaborado e aprovado, tendo a homologação do Conselho Municipal de Politicas Culturais, e a carta convite, para os escritores de Paraíso se inscreverem já está sendo distribuída, em que os nossos escritores tem até o dia 28 de junho de 2012, para proceder a entrega da ficha de inscrição no local indicado.

A Cerimônia de posse dos membros fundadores da ALP deve ocorrer possivelmente em agosto ou setembro.

Com certeza será um momento para Paraíso, pois se integrará ao seleto grupo das cidades deste pais, que contam com uma Academia de Letras.


Toni Ferreira, Cesar Lustosa e Dourival Santiago

Cesar Lustosa
Coordenador da Comissão
Para criação da ALP

Membros da Comissão
Dourival Santiago
Toni Ferreira

Fonte: www.cmparaiso.to.gov.br/Zequinha de Moraes

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Inscrições para o concurso do Quadro Geral são reabertas nesta segunda


Interessados em se inscrever a cargos do Concurso do Quadro Geral ganharam uma nova oportunidade, nesta semana. As inscrições estarão abertas de segunda, 25, a partir das 10 horas, a sexta, 29 de junho, até às 23h59. As taxas têm os mesmos valores: R$ 90,00 para nível superior, R$ 60,00 para nível médio e R$ 35,00 para nível fundamental. O pagamento poderá ser feito até a próxima segunda, 2 de julho, no horário limite das 20 horas, no caso de uso de caixa eletrônico.

Para se inscrever, basta acessar o site www.aocp.com.br, no link da Secad – Secretaria da Administração, onde também se encontra o Edital de Retificação, o Edital de Entrada e outras informações de interesse dos concursandos.
 
O novo edital esclarece que a reabertura das inscrições é resultado de um TAC - Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, firmado entre o governo estadual, o Ministério Público Estadual (MPE) e a Defensoria Pública do Estado. Pelo acordo, o concurso retira as restrições em relação ao número de inscrições/cargos, mantendo o princípio da igualdade de competição em relação aos inscritos do certame anulado em janeiro de 2011.
 
Em relação aos portadores de necessidades especiais, o novo edital informa que o laudo médico deve ser enviado até dia 2 de julho, conforme especificações do Edital de Entrada. Candidatos que já se inscreveram na condição de PNE, que tenham interessa em se inscrever para outros cargos, não precisam enviar novo laudo. Já aqueles que já estão inscritos, mas não cumpriram os requisitos para o deferimento, também ganham nova oportunidade para cumprir as exigências.
 
O Edital de Deferimento das inscrições será publicado dia 13 de julho, juntamente com as novas datas de aplicação das provas, lembrando que continuará valendo a distribuição original, com provas para níveis médio e médio técnico em um dia, e para superior e fundamental em outro dia.
 
Não há alteração na distribuição de cargos/vagas/cidades. O concurso oferece 6.352 vagas, sendo que dessas vagas, 1.835 se destinam ao cadastro de reserva.
 
Até o momento, o concurso possui 186.990 inscritos. Do total, 67 mil são remanescentes do concurso cancelado em 2011.
 
Fonte: Secad.com