sábado, 19 de novembro de 2011

4º DIA “D” DA LEITURA


No dia 04 de novembro de 2011 foi realizado o 4º dia “D” da leitura com a temática “Leitura de Livros Literários” objetivando incentivar o hábito pela leitura e alcançando a meta de leitura dos livros literários. Sendo abordados vários títulos de acordo com as turmas do 1º ao 9º ano.
Os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) receberam em sala a visita super especial das bibliotecárias “Vanusa Aparecida da Silva e Glória Maria Magalhães” caracterizadas de “Mineirinho e Zezinho”, vendedores de livros da Editora “Catunga”. Eles contaram algumas piadas procurando envolver os alunos no mundo literário de forma bem humorada e interessante. Fizeram a propaganda dos livros literários de acordo com a faixa etária de cada turma visitada, deram a oportunidade para lerem os livros reservando um tempo onde os alunos realizaram a leitura silenciosa. Em seguida ouviram o reconto dos livros lidos neste espaço concedido e repassou o email (mineirinhoezezinho@hotmail.com) deles incentivando a leitura no dia a dia estudantil e a visita a Biblioteca Monteiro Lobato da nossa escola.
        Os 6º anos realizaram atividades de leitura de gibis, foram apresentados gibis da turma da Mônica, explicação do gênero estudado, história em quadrinhos, cada aluno escolheu uma história para o reconto e fizeram uma produção. Os 7º anos desenvolveram um trabalho com livros literários de gêneros diversificados, onde cada um escolheu um título, realizou a leitura silenciosa, apresentou o livro e preencheu a ficha literária. Os 8º anos leram livros sobre as histórias de pessoas que passaram pela Fazenda Esperança “Tabebuias” (Histórias reais daqueles que se livraram das drogas na Fazenda Esperança), debateram sobre a problemática enfrentada pelos visitantes e analisaram as situações que muitos enfrentam nos dias atuais com as drogas. Os 9º anos realizaram uma leitura informativa das revistas “Seleções”, escolheram os artigos mais interessantes que a revista oferece, debateram sobre eles, fizeram a ficha literária e produziram sobre os temas lidos.
De acordo com as propostas do dia, enfatiza-se que os objetivos foram alcançados, todos os alunos leram pelo menos um livro, gostaram do que leram e desenvolveram as atividades referentes às leituras. O momento despertou um interesse maior pela leitura e proporcionou um crescimento intelectual.

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quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PRODUÇÃO DE HISTORINHAS EM QUADRINHOS USANDO O PROGRAMA HAGÁQUÊ.


Foi realizada no laboratório de informática a confecção de histórias em quadrinhos com o programa educacional Hagaquê com a turma 6º AI. Esta ação consta no planejamento estratégico da Escola (PPP). Meta2. 2.2, ação13 - Desenvolver anualmente o Hagaquê com as turmas do 6º Ano-. O objetivo é desenvolver habilidades de leitura e escrita, interpretação e manuseio dos recursos tecnológicos.  Foi desenvolvida pela Coordenadora de Tecnologia Lusineth Alves de Almeida ( que se encontra em remanejo de função)  em parceria com  a professora de Língua Portuguesa, Josiene Braga Lacerda, aapós introduzir em sala de aula o conteúdo teórico Gênero Textual - historinhas em quadrinhos.    Os alunos ficaram encantados com o programa e não encontraram dificuldades em manuseá-lo, realizando um belíssimo trabalho, que foram expostos no mural da escola, bem como na exposição literária no dia 11/11/2011.

FOTOS:


  

 
 


  
















 



terça-feira, 8 de novembro de 2011

12 DE NOVEMBRO. DIA DO DIRETOR!


 Vanderley,

 Podemos fazer qualquer coisa em nossas vidas quando se trata de bens materiais, mas precisamos tomar o máximo de cuidado quando se trata de seres humanos. Para isso torna-se necessário pessoas que, com sua capacidade, sabedoria e honestidade possam contribuir para a melhoria de nossa sociedade e dos indivíduos nela envolvidos. Portanto, você DIRETOR  é importante nesta mudança: um ser que acredita na humanização através de suas ações nessa  Unidade Escolar. Que neste seu dia o ‘SER SUPREMO’ lhe dê muita Luz para enfrentar os desafios de sua função... (MAIS DO QUE MÁQUINAS PRECISAMOS DE HUMANIDADE...”  Charles Chapplin)
 Parabéns...Conte conosco...Felicidades!
Equipe Deusa Moraes.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011


Aplicação da Prova Brasil acontece nesta segunda no Tocantins: ao todo, 53.599 estudantes farão o exame

A aplicação da Prova Brasil em 126 municípios do Tocantins acontece nesta segunda-feira, 7. As provas, com cerca de 20 testes, serão de língua portuguesa, com foco em leitura, e de matemática, com foco na resolução de problemas. No total, 53.599 estudantes, de 714 escolas, farão a prova até o dia 18 de novembro, quando encerra a aplicação do exame.
Redação 
webNo total, 53.599 estudantes, de 714 escolas, farão a prova até o dia 18 de novembro
No total, 53.599 estudantes, de 714 escolas, farão a prova até o dia 18 de novembro
Nesta segunda-feira, 07, começa a aplicação da Prova Brasil em 126 municípios do Tocantins. Participam alunos do quinto ano (quarta série) e nono ano (oitava série) do ensino fundamental e da terceira série do ensino médio. As provas, com cerca de 20 testes, serão de língua portuguesa, com foco em leitura, e de matemática, com foco na resolução de problemas. No total, 53.599 estudantes, de 714 escolas, farão a prova até o dia 18 de novembro, quando encerra a aplicação do exame.
Desde o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), em abril de 2007, a Prova Brasil faz parte das avaliações que definem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escolas, redes de ensino, estados e nível nacional. Assim, a avaliação passa a ser a primeira ação concreta para se aderir às metas do Compromisso e receber o apoio técnico/financeiro do MEC.
Para participar, a escola deve ter, pelo menos, 20 alunos matriculados na série a ser avaliada. A prova é aplicada nos anos ímpares e o resultado divulgado nos anos pares, com escala de zero a dez pontos. A avaliação de 21 cadernos de prova diferentes, cada um deles com quatro blocos, dois de cada área. Alunos do 5º ano respondem a 44 itens, alunos do 9° ano e da 3ª série do Ensino Médio respondem a 52 itens. O exame tem duração de 3 horas.
Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode-se acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como um todo. Nas últimas três aplicações, o Tocantins avançou no Ideb, sendo que na avaliação do 5º ano superou a média nacional. (Ascom/Seduc)
Mais sobre: PROVA BRASILSEDUCTOCANTINS
Fonte: robertatum.com.br

sábado, 5 de novembro de 2011


Secad fecha acordo com 16 sindicatos e associações para pagar reajuste salarial, de 7,29% a partir de janeiro

Um amplo acordo, envolvendo negociações que já duram mais de um mês, envolveu 16 sindicatos representativos de categorias e associações, para fixar em 7,29% a correção salarial devida desde o final de 2010, até outubro deste ano. O índice adotado foi o do INPC, informou o secretário da Administração, Lúcio Mascarenhas. "Não foi uma proposta do governo, mas do conjunto de sindicatos com o governo", explicou.
Redação 
Lourenço BonifácioSecretaria da Administração
Secretaria da Administração
Os servidores públicos estaduais - todas as categorias - representados por 16 sindicatos e associações, fecharam acordo com o governo do Estado para pagamento da reposição salarial a partir de janeiro de 2012, utilizando o índice do INPC para o período. A informação foi repassada ao Site Roberta Tum no começo da noite pelo secretário de Administração Lúcio Mascarenhas.
Os meses devidos entre outubro de 2011 e dezembro de 2011, mais a parcela equivalente ao 13º salário serão pagos em doze parcelas a partir de janeiro. “Os sindicatos entenderam o momento difícil pelo qual passam as contas do Estado, o equilíbrio financeiro que estamos buscando e foram construindo conosco uma alternativa”, explicou.
Toda a negociação final ocorrida na tarde desta terça-feira, 01, foi acompanhada pelo governador Siqueira Campos por telefone, passo a passo. “O governador quer e precisa da colaboração do servidor público para a recuperação financeira do Estado, e desde o começo colocou que manteria as legítimas conquistas dos servidores”, disse Mascarenhas.
O índice do INPC, acordado é o menor entre vários outros que medem a inflação. O acordo em torno dele para a correção salarial foi um dos avanços, conforme registrou a Secad, para que se chegasse a um valor legal e possível de ser pago.
“Os sindicatos saíram satisfeitos, e nós chegamos ao fim de um impasse. Já na folha de janeiro começaremos a pagar regularmente a reposição, mais as parcelas destes meses restantes de 2011”, finalizou.
As progressões, outro tema pendente na pauta do governo com os sindicatos ainda permanece sem acordo entre as partes.


Professores contratados reclamam que estão há três meses sem receber salário: Seduc garante que pagamento sai ainda neste mês

Professores contratados pelo Estado, principalmente na cidade de Miracema, estão sem receber há três meses e por conta disso alguns profissionais tem passado por dificuldades financeiras.De acordo com o advogado Flávio Suarte, alguns professores que haviam sido demitidos no primeiro semestre, continuaram trabalhando normalmente até o final do semestre, mas não receberam. Em nota, a Seduc garantiu ao Site RT que os pagamentos serão incluídos em folha completar entre os dias 11 e 15 de novembro.
Redação 
Lourenço BonifácioSeduc garatiu que pagamento sai neste mês
Seduc garatiu que pagamento sai neste mês
Os professores contratados do Estado que trabalham na cidade de Miracema e em algumas cidades do interior estão sem receber seus salários há três meses. A informação é do advogado Flávio Suarte que contou ao Site Roberta Tum que por conta da situação tem casos de professores que está passando sérias dificuldades financeiras. “Acontece que depois de três meses trabalhando sem receber, muitos deles estão passando necessidade, sem condições sequer de comprar o que comer”, contou Suarte.
Segundo o advogado, alguns professores que haviam sido demitidos pelo Governo no primeiro semestre, continuaram trabalhando normalmente até o final do semestre letivo. Já no mês de agosto muitos foram novamente contratados e estão trabalhando regularmente mas de acordo com Suarte até agora não receberam seus salários.
“Não sei se essa situação se repete no Estado todo, mas em Miracema eles foram informados de que não foram incluídos ainda na folha de outubro que seria paga agora, no início de novembro, sendo que haveria uma possibilidade de ser aberta uma folha suplementar para pagá-los por volta do dia 15”, informou o advogado.
A professora Ieda Passos, uma das que foram contratadas no mês de agosto pela secretaria de Educação, contou ao Site RT que trabalhou três meses e no mês de outubro foi exonerada, mas até o momento não recebeu o pagamento e não obteve nenhum posicionamento a respeito do assunto.
“O que existe são rumores que dizem que vamos receber, mas liguei no RH da secretaria e eles me disseram que talvez em meados de novembro eles abram uma folha extra para pagar a gente”, contou Ieda.
Outro professor que preferiu não se identificar falou que fica desanimado com o descaso do governo e que já pensa em procurar outra profissão. “Me sinto desvalorizado, é um desrespeito com a nossa classe, amo o que faço, mas é preciso ter respeito pelo trabalho oferecido”, pontuou o professor.
Seduc garante pagamento
Em nota, a Seduc informou ao Site RT que, de acordo com a secretaria de Administração, os professores de Miracema, bem como de outras localidades que tem contratos temporários e que ainda não receberam salário serão incluídos em folha completar a ser paga entre os dias 11 e 15 de novembro.
Entretanto, segundo informou a pasta, os servidores não devem ter pendência na documentação. (Colaborou Hellen Souza)

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Seduc inicia Programa de Valorização da Educação


 Durante reunião da sede da Secretaria Estadual da Educação, nesta terça-feira, 1º de novembro, o secretário Danilo de Melo, apresentou ações que irão promover a valorização do professor, e consequentemente, a melhoria de todo o processo de ensino. O programa de Valorização da Educação visa o fortalecimento da identidade profissional e a formação técnica de todos os profissionais da Educação, socializando práticas educacionais e potencializando a escola e os profissionais na promoção da formação inicial continuada. A meta é investir R$ 46.202.767,65 nos próximos três anos em formação inicial e continuada. Isso significa cerca de R$ 2.200,13 centavos por servidor da Educação. Serão oportunizadas 300 horas de formação anual para os docentes e 100 horas para servidores não docentes. Também foram anunciados mecanismos de premiação das boas práticas, como o Prêmio de Valorização da Educação.
Na reunião, também foram anunciadas mudanças na metodologia. Na escola o professor terá um total de 116 horas distribuídas nos dois semestres letivos, além de 8 horas semanais para o planejamento das aulas. Outras 168 horas (4 horas por semana) reservadas ao estudo livre, fora do ambiente escolar. A Seduc oferecerá ainda o financiamento de cursos de graduação, pós-graduação, atualização e outros de livre escolha do docente. As Diretorias Regionais de Ensino também ficarão responsáveis por oferecer 16 horas curriculares em seminários regionais. E o professor contará ainda com os programas federais, parcerias e eventos pontuais de acordo com as demandas e oportunidades.
Parceria com a UnitinsUma parceria da Seduc com a Unitins vai promover o desenvolvimento de atividades que visam a formação para autonomia técnico/pedagógico dos profissionais da educação, com vista ao aprofundamento teórico e metodológico, tanto nos aspectos referentes à gestão, quanto relativo à avaliação e à didática.
Para propiciar a reflexão sobre a problemática crescente do uso e abuso de drogas e incentivar ações de caráter preventivo, a primeira ação entre Unitins e Seduc será a oferta do curso de Prevenção e Combate à Dependência Química, que irá formar, nesse primeiro momento, 315 professores da rede pública como multiplicadores. O curso ocorrerá nos municípios de Gurupi, Palmas, Guaraí, Dianópolis, Araguatins e Araguaína. A direção das escolas ficará responsável por indicar o professor que fará o curso, já que serão disponibilizadas 45 vagas por município.
No site da Unitins, o www.unitins.br estão disponíveis para a formação dos educadores um guia pedagógico e um vídeo. “A formação e esse material foram pensados para que os professores tenham uma abordagem adequada para esse assunto, tanto preventivamente, quanto no combate, para que nossos alunos possam dizer não quando lhe oferecerem drogas”, explicou o reitor da Unitins, Joaber Macedo.



Fonte:http://www.seduc.to.gov.br/
Escrito por Francine Haddad