sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Seduc inicia Programa de Valorização da Educação


 Durante reunião da sede da Secretaria Estadual da Educação, nesta terça-feira, 1º de novembro, o secretário Danilo de Melo, apresentou ações que irão promover a valorização do professor, e consequentemente, a melhoria de todo o processo de ensino. O programa de Valorização da Educação visa o fortalecimento da identidade profissional e a formação técnica de todos os profissionais da Educação, socializando práticas educacionais e potencializando a escola e os profissionais na promoção da formação inicial continuada. A meta é investir R$ 46.202.767,65 nos próximos três anos em formação inicial e continuada. Isso significa cerca de R$ 2.200,13 centavos por servidor da Educação. Serão oportunizadas 300 horas de formação anual para os docentes e 100 horas para servidores não docentes. Também foram anunciados mecanismos de premiação das boas práticas, como o Prêmio de Valorização da Educação.
Na reunião, também foram anunciadas mudanças na metodologia. Na escola o professor terá um total de 116 horas distribuídas nos dois semestres letivos, além de 8 horas semanais para o planejamento das aulas. Outras 168 horas (4 horas por semana) reservadas ao estudo livre, fora do ambiente escolar. A Seduc oferecerá ainda o financiamento de cursos de graduação, pós-graduação, atualização e outros de livre escolha do docente. As Diretorias Regionais de Ensino também ficarão responsáveis por oferecer 16 horas curriculares em seminários regionais. E o professor contará ainda com os programas federais, parcerias e eventos pontuais de acordo com as demandas e oportunidades.
Parceria com a UnitinsUma parceria da Seduc com a Unitins vai promover o desenvolvimento de atividades que visam a formação para autonomia técnico/pedagógico dos profissionais da educação, com vista ao aprofundamento teórico e metodológico, tanto nos aspectos referentes à gestão, quanto relativo à avaliação e à didática.
Para propiciar a reflexão sobre a problemática crescente do uso e abuso de drogas e incentivar ações de caráter preventivo, a primeira ação entre Unitins e Seduc será a oferta do curso de Prevenção e Combate à Dependência Química, que irá formar, nesse primeiro momento, 315 professores da rede pública como multiplicadores. O curso ocorrerá nos municípios de Gurupi, Palmas, Guaraí, Dianópolis, Araguatins e Araguaína. A direção das escolas ficará responsável por indicar o professor que fará o curso, já que serão disponibilizadas 45 vagas por município.
No site da Unitins, o www.unitins.br estão disponíveis para a formação dos educadores um guia pedagógico e um vídeo. “A formação e esse material foram pensados para que os professores tenham uma abordagem adequada para esse assunto, tanto preventivamente, quanto no combate, para que nossos alunos possam dizer não quando lhe oferecerem drogas”, explicou o reitor da Unitins, Joaber Macedo.



Fonte:http://www.seduc.to.gov.br/
Escrito por Francine Haddad   

Nenhum comentário:

Postar um comentário