Durante reunião da sede da Secretaria Estadual da Educação, nesta terça-feira, 1º de novembro, o secretário Danilo de Melo, apresentou ações que irão promover a valorização do professor, e consequentemente, a melhoria de todo o processo de ensino. O programa de Valorização da Educação visa o fortalecimento da identidade profissional e a formação técnica de todos os profissionais da Educação, socializando práticas educacionais e potencializando a escola e os profissionais na promoção da formação inicial continuada. A meta é investir R$ 46.202.767,65 nos próximos três anos em formação inicial e continuada. Isso significa cerca de R$ 2.200,13 centavos por servidor da Educação. Serão oportunizadas 300 horas de formação anual para os docentes e 100 horas para servidores não docentes. Também foram anunciados mecanismos de premiação das boas práticas, como o Prêmio de Valorização da Educação.
Na reunião, também foram anunciadas mudanças na metodologia. Na escola o professor terá um total de 116 horas distribuídas nos dois semestres letivos, além de 8 horas semanais para o planejamento das aulas. Outras 168 horas (4 horas por semana) reservadas ao estudo livre, fora do ambiente escolar. A Seduc oferecerá ainda o financiamento de cursos de graduação, pós-graduação, atualização e outros de livre escolha do docente. As Diretorias Regionais de Ensino também ficarão responsáveis por oferecer 16 horas curriculares em seminários regionais. E o professor contará ainda com os programas federais, parcerias e eventos pontuais de acordo com as demandas e oportunidades.
Parceria com a UnitinsUma parceria da Seduc com a Unitins vai promover o desenvolvimento de atividades que visam a formação para autonomia técnico/pedagógico dos profissionais da educação, com vista ao aprofundamento teórico e metodológico, tanto nos aspectos referentes à gestão, quanto relativo à avaliação e à didática.
Para propiciar a reflexão sobre a problemática crescente do uso e abuso de drogas e incentivar ações de caráter preventivo, a primeira ação entre Unitins e Seduc será a oferta do curso de Prevenção e Combate à Dependência Química, que irá formar, nesse primeiro momento, 315 professores da rede pública como multiplicadores. O curso ocorrerá nos municípios de Gurupi, Palmas, Guaraí, Dianópolis, Araguatins e Araguaína. A direção das escolas ficará responsável por indicar o professor que fará o curso, já que serão disponibilizadas 45 vagas por município.
![]() Fonte:http://www.seduc.to.gov.br/
|
Escola Estadual de Ensino Fundamental do 3º ao 9º ano, fundada em 1965, atende em média 600 alunos. Endereço: Rua Voluntários da Patria, 950. Centro - Paraíso do Tocantins.(Antiga Escola Estadual Paraiso do Norte) MISSÃO DA ESCOLA: Promover continuamente uma integração escola-família-comunidade para alcançarmos efetivamente uma gestão participativa centrada no desenvolvimento do aluno.
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Seduc inicia Programa de Valorização da Educação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário