sábado, 19 de novembro de 2011

4º DIA “D” DA LEITURA


No dia 04 de novembro de 2011 foi realizado o 4º dia “D” da leitura com a temática “Leitura de Livros Literários” objetivando incentivar o hábito pela leitura e alcançando a meta de leitura dos livros literários. Sendo abordados vários títulos de acordo com as turmas do 1º ao 9º ano.
Os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) receberam em sala a visita super especial das bibliotecárias “Vanusa Aparecida da Silva e Glória Maria Magalhães” caracterizadas de “Mineirinho e Zezinho”, vendedores de livros da Editora “Catunga”. Eles contaram algumas piadas procurando envolver os alunos no mundo literário de forma bem humorada e interessante. Fizeram a propaganda dos livros literários de acordo com a faixa etária de cada turma visitada, deram a oportunidade para lerem os livros reservando um tempo onde os alunos realizaram a leitura silenciosa. Em seguida ouviram o reconto dos livros lidos neste espaço concedido e repassou o email (mineirinhoezezinho@hotmail.com) deles incentivando a leitura no dia a dia estudantil e a visita a Biblioteca Monteiro Lobato da nossa escola.
        Os 6º anos realizaram atividades de leitura de gibis, foram apresentados gibis da turma da Mônica, explicação do gênero estudado, história em quadrinhos, cada aluno escolheu uma história para o reconto e fizeram uma produção. Os 7º anos desenvolveram um trabalho com livros literários de gêneros diversificados, onde cada um escolheu um título, realizou a leitura silenciosa, apresentou o livro e preencheu a ficha literária. Os 8º anos leram livros sobre as histórias de pessoas que passaram pela Fazenda Esperança “Tabebuias” (Histórias reais daqueles que se livraram das drogas na Fazenda Esperança), debateram sobre a problemática enfrentada pelos visitantes e analisaram as situações que muitos enfrentam nos dias atuais com as drogas. Os 9º anos realizaram uma leitura informativa das revistas “Seleções”, escolheram os artigos mais interessantes que a revista oferece, debateram sobre eles, fizeram a ficha literária e produziram sobre os temas lidos.
De acordo com as propostas do dia, enfatiza-se que os objetivos foram alcançados, todos os alunos leram pelo menos um livro, gostaram do que leram e desenvolveram as atividades referentes às leituras. O momento despertou um interesse maior pela leitura e proporcionou um crescimento intelectual.

FOTOS:











Nenhum comentário:

Postar um comentário