terça-feira, 5 de junho de 2012

OFICINA: A FUNCIONALIDADE DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO



Aconteceu no dia 01 de junho de 2012, no laboratório de informática da Escola Estadual Deus Moraes, na cidade de Paraíso do Tocantins, no período matutino, uma oficina de Língua Portuguesa explorando a temática: “A funcionalidade dos gêneros textuais no processo de produção em sala de aula”.  Explicita-se que a oficina consta no Projeto Político Pedagógico, Meta 3, Ação 14.  A mesma foi ministrada pelo diretor da Unidade de Ensino, professor Vanderley José de Oliveira, com a participação de todos os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, coordenadora da primeira fase, Ivoneide Rodrigues da Silva, segunda, Kênia Paulino de Queiroz Souza e da responsável pela biblioteca Monteiro Lobato, Vanusa Aparecida da Silva. O objetivo da ação foi oportunizar aos professores do 1º ao 5º ano uma oficina de 4h abordando a temática: “A função social dos gêneros textuais na produção de texto em sala de aula”.
Frisa-se que a oficina foi planejada diante da necessidade dos estudos contínuos voltados à estrutura da Língua Materna, principalmente, quanto às questões de produção e gênero textual. Assim que o professor Vanderley José Oliveira iniciou sua fala, chamou a atenção de todos para a necessidade de o professor entender, primordialmente, tais fatores: “Eixos da Língua Portuguesa, Tipologia Textual e Gênero Textual”. Intensificou que o processo de produção dos educados perpassa por bons modelos de leitores e produtores. Nesse sentido, a figura do professor é fundamental para a formação de alunos mais conscientes, que não tenham medo de fazer uso social da língua na modalidade oral e escrita, ressaltou. Após os estudos de base teórica, o diretor apresentou diversas situações de produções aos professores relacionadas às questões: ambientais musicais e cantigas de roda. Foi o momento onde os educadores relacionaram a teoria com a prática no tocante à produção e o uso sociocomunicativo dos gêneros textuais em sala de aula. “ É interessante perceber que o conhecimento da base teórica nos auxilia no trabalho com os gêneros textuais em sala”. Abordou a professora do 3º ano vespertino, Suenamarques da Silva Machado.
Expressa-se que o objetivo em executar a oficina aos professores foi alcançado, pois no decorrer dos estudos os envolvidos se envolveram e desenvolveram as atividades onde a reflexão sobre a língua portuguesa estavam em foco; processo de letramento, funcionalidade dos gêneros e o uso contínuo dos registros no aperfeiçoamento da produção textual em sala de aula.  Por fim, o oficineiro deixou claro a importância dos encontros de estudos para o fortalecimento teórico da equipe.




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