quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Governo cria novo horário de funcionamento a partir do dia 29

A partir de segunda feira, dia 29, o funcionalismo público estadual terá novo horário de trabalho. Passa a ser de seis horas corridas, de meio dia e meia às seis horas da tarde. O Governador Siqueira Campos assinou o Decreto na quarta feira, dia 24, e o secretário das Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, em entrevista coletiva, falou sobre a economia que a medida vai trazer para o Estado e para a comunidade.
A mudança de horário tomada em função o horário de verão, está publicada no Diário Oficial do Estado de 24 de outubro, no Decreto 4.658. O novo horário não vale para serviços que exije plantão permanente e atividades de docência noturna .
O secretário Eduardo Siqueira Campos leu outro Decreto assinado pelo Governador, que trata da renovação do credenciamento da Unirg – Universidade de Gurupi, por mais 5 anos.

Fonte: Ascom

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

UFT lança concursos com 41 vagas para professor


Editais podem ser acessados na página da Copese.








A Universidade Federal do Tocantins publicou dois editais de seleção para professores efetivos e substitutos. As seleções são distintas, sendo destinadas 14 vagas para efetivos, com inscrições abertas a partir do dia 24 de outubro; na outra seleção, 27 vagas são para professor substituto, cujas inscrições terão início um dia antes - 23 de outubro.
Os editais contendo todas as informações sobre os processos seletivos podem ser acessados na página da Comissão Permanente de Seleção (Copese), no endereço http://www.copese.uft.edu.br/.
Fonte: Roberta Tum

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Gabarito definitivo do concurso do Quadro Geral será divulgado nesta sexta


   A empresa responsável pela aplicação das provas do concurso do Quadro Geral do Estado vai divulgar nesta sexta-feira, 19, as notas das provas objetivas do certame, exceto para o cargo de operador .

A AOCP, empresa responsável pela aplicação das provas do Concurso do Quadro Geral do Estado, vai divulgar nesta sexta-feira, 19, as notas das provas objetivas do certame, exceto para o cargo de operador de máquinas.
 
Também serão divulgados os pareceres deferidos contra o gabarito preliminar, o gabarito definitivo, além do link de acesso dos candidatos à folha de resposta das provas.
 
Os candidatos que não concordarem com os resultados poderão entrar com recursos entre os dias 22 e 23 de outubro.
 
No dia 12 de novembro, a AOCP divulgará o resultado dos recursos contra a prova objetiva, bem como a classificação final. A partir daí a empresa abre novo prazo para recursos contra o resultado final e classificação, entre os dias 12 e 14 de novembro.
 
Resultado final
O resultado final do concurso do Quadro Geral deve ser divulgado no dia 11 de dezembro e a homologação do resultado final para todos os cargos está prevista para o dia 20 de dezembro. O cronograma do concurso pode ser conferido no endereço eletrônico www.aocp.com.br

Fonte: Roberta Tum
 






quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Depois de má repercussão, governo decide revogar decreto e retirar TO do horário

O governador Siqueira Campos revogará, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 17, o decreto que incluiu o Tocantins no Horário Nacional de Verão.
Eduardo Siqueira: decreto será revogado
A informação é do secretario de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos(PSDB), que disse em entrevista ao Portal T1 Notícias, ainda na noite de terça- 16, ter conversado com empresários, comerciantes, e técnicos da área de energia, antes de obter do pai, governador Siqueira Campos o entendimento de recuar da decisão e revogar o decreto.

“Entre a sintonia com Brasília, em horários bancários e de vôo e a sintonia com a população, que não quer o horário de verão, vamos ficar com a segunda opção”, resumiu.

Questionado se ainda daria tempo de fazer a alteração, uma vez que o secretario nacional de energia elétrica havia informado ao deputado federal César Hallum de que este ano não era mais possível fazer a exclusão, Eduardo Siqueira disse que já considera válido manter a rotina dentro do Estado.

“Se não der para mexer no que já foi acordado com companhias aéreas, dentro das suas programações, acho que quem vai utilizá-las não terá problemas com esse ajuste, mas a rotina interna do Estado, o horário do trabalhador, fica mantido como está”, afirmou.

O secretario disse ter confirmado que a economia de energia é mínima e defendeu que a intenção original do governo era fazer o ajuste com Brasília e jamais dar algum tipo de prejuízo ao cidadão comum, “como chegou maldosamente a ser colocado por alguns”.

A decisão do governo em voltar atrás na inclusão do Estado no horário de verão aconteceu após um dia de intensas manifestações contrárias por parte de populares e formadores de opinião nas redes sociais.
Fonte: Roberta Tum       Foto: Lourenço.Bonifácio


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Tocantins terá horário de verão a partir do dia 21

Decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira exclui o Estado da Bahia do grupo de unidades da Federação que terão o horário de verão a partir do próximo domingo (21). Além disso, o decreto inclui o Estado de Tocantins na abrangência do novo horário.


Serra do Estrondo, Paraíso

Assim, o horário de verão vigorará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e no Distrito Federal. A exclusão da Bahia atende a um pedido da população, preocupada com a violência.

O horário de verão tem início à zero hora do próximo domingo, quando os relógios serão adiantados em uma hora nas regiões determinadas. A medida, que tem como objetivo a economia do consumo de energia elétrica, vigora até 17 de fevereiro de 2013. (Com informações do Estadão)

Fonte: DICAM - Câmara Municipal de Paraíso

sábado, 13 de outubro de 2012

SINTET convida professores(as) para um Dia de Lazer no Clube, dia 28/10


Em homenagem ao Dia do(a) Professor(a) comemorado no Dia 15 de Outubro, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins - SINTET realiza no domingo, dia 28, um Dia de Lazer para estes trabalhadores e trabalhadoras no Clube Social do SINTET, situado no Loteamento Santa Fé, Região Sul de Palmas.

Você Professor (a) é nosso (a) convidado (a) especial, traga seu filho e venha participar. Será um dia inteiro de atividades recreativas, jogos escola x escola, vôlei, futebol, etc.

Haverá sorteio de brindes, uma deliciosa feijoada e animação por conta de Amaral e Banda Calor do Forró.
Esperamos você, vem!

Informações no site do SINTET WWW.sintet.org.br  / Email: sinte@sintet.org.br ou através do telefone: 63-3213-2161.

Reajuste do Piso:



Legenda: Fotografo: :

Mudança necessária
 
A Lei do Piso Nacional do Magistério, em vigência desde 2008, prevê, no artigo quinto, a forma de reajuste anual de acordo com o aumento do valor do custo aluno/ano definido pelo Fundeb. Sancionada em julho de 2008, a lei recebeu, logo em seguida, um projeto de lei (PL 3776/08) do governo federal enviado para a Câmara que alterava esse critério.
A proposta era instaurar o INPC como único índice referência de reajuste, o que foi aprovado em todas as Comissões da Câmara dos Deputados. Em novembro de 2010 a CNTE conseguiu argumentar com os senadores da Comissão de Educação do Senado que esta forma de reajuste não valorizava o piso.

A CE elaborou outra proposta que visava manter o aumento do valor do custo aluno consolidado dos dois últimos anos. Caso este percentual ficasse abaixo do INPC, a valorização estaria garantida. No entanto, o piso nunca foi corrigido conforme a lei. Consulta realizada pelo MEC com a Advocacia Geral da União estabeleceu de forma equivocada a atualização do piso de acordo com o custo aluno consolidado. Este é o motivo da diferença do valor do piso do MEC (1.451,000) com o da CNTE (1.937,00). Este ano, o custo aluno consolidado foi de 22,22% enquanto que o orçado foi de 21,24%.

O PL 3776, com a mudança efetuada no Senado, retornou para a Câmara. Na Comissão de Finanças e Tributação - CFT, por pressão dos governadores e prefeitos, o projeto foi modificado e aprovado em 23 de novembro de 2011 que a atualização seria somente pelo INPC. Além disso, decidiram que esta votação seria terminativa, garantido que o projeto seguisse direto para a sanção da Presidenta.

De imediato a CNTE se mobilizou e pressionou de todas as formas as lideranças do governo federal, tanto no legislativo como no executivo. A CNTE reuniu assinaturas de deputados e a deputada Fátima Bezerra (PT/RN) entrou com recurso na mesa diretora da Câmara em dezembro de 2011 para que o projeto fosse votado pelo plenário. Este recurso foi fundamental, pois evitou a sanção da lei em 2011 e por isso o piso foi atualizado em 22,22% neste ano.
Contudo, a CNTE adverte que o PL 3776 foi aprovado e falta somente a votação do plenário. Caso a CNTE consiga derrubar a votação da CFT, o que substituirá o artigo 5 será a proposta do Senado.

Como estamos próximos do final do ano e os governadores não sabem se irão manter a votação da CFT, eles ingressaram com a Adin junto ao STF. Portanto, abriram dois flancos de ataques, um na justiça e outro no legislativo.

Que cenário a CNTE vislumbra até o final do ano:

a) No STF – na Adin, os governadores pedem liminar para suspender as atualizações passadas e as futuras, não propondo nenhum outro mecanismo de reajuste. Pedem autonomia para cada estado decidir o percentual. É provável que Joaquim Barboza, ministro do STF que recebeu a Adin, conceda a liminar, que poderá suspender a atualização do piso a partir de 2013 até o julgamento de mérito, o que normalmente dura de três a cinco anos ou mais. Outra remota possibilidade é o ministro conceder a liminar com novo mecanismo de reajuste associado ao INPC.

b) Na Câmara – o cenário provável é que a CNTE não consiga derrubar a votação da CFT. A campanha "Só o INPC não Dá. Vote contra o Pl 3776" não conseguiu obter os resultados previstos. Pouquíssimos dirigentes dialogaram com os deputados de seus estados para se comprometerem a votar contra o PL.
De qualquer maneira, os governadores estão se garantindo para evitar que o piso tenha um reajuste acima do INPC no próximo ano. Por outro lado, em função da crise financeira e as inúmeras isenções de impostos, como forma de garantir os empregos, a arrecadação tem diminuído em todas as esferas de governo. Projeções apontam que o valor do custo aluno do próximo ano, de acordo com a lei, ficará em torno de 5%, abaixo do INPC.

Nos anos seguintes, o percentual não deve mudar significativamente. Até 2016 é preciso garantir vagas para todas as crianças e jovens de quatro a dezesseis anos. E quantos mais alunos entrarem na rede, menor é o custo aluno.

Esta é a razão da nova forma de reajuste proposta pela CNTE, que garante a atualização pelo INPC mais a metade (50%) do aumento dos recursos do Fundeb consolidados dos dois últimos anos. Este é o modelo mais consistente e que se aproxima do ideal para alcançarmos a meta 17 do PNE, que visa igualar a média salarial dos professores aos demais servidores, garantindo uma efetiva valorização do piso.

Autor: Ascom

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Escola Deusa Moraes prepara eventos para comemorar o Dia da Criança e do Professor



A Escola Estadual Deusa Moraes está preparando uma programação especial para celebrar o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, e o Dia do Professor, no dia 15 de outubro, com apresentação cultural e outras atividades pelos alunos dos turnos matutino e vespertino. A programação será na sala de aula, pátio da escola e no auditório da Câmara Municipal de Paraíso, informou a coordenadora Ivoneide Rodrigues da Silva.

A festa das crianças acontecerá no dia 10 de outubro, quarta-feira, para os alunos do 1º ao 5º ano, dos dois turnos, na escola. No dia 11 de outubro, quinta-feira, teremos a programação do Dia do Professor, pelos alunos do 1º ao 5º ano, que estarão homenageando os professores na Unidade de Ensino, e no período da tarde, as homenagens serão realizadas no auditório da Câmara Municipal de Paraíso, pelos alunos do 6º ao 9º ano.
Professora Lusineth Almeida e Diretor Vanderley Oliveira
  O diretor Vanderley José de Oliveira informou que na próxima quinta-feira (11), a partir das 19 horas, para encerrar a programação, promoverá uma confraternização para os professores e servidores da Escola Estadual Deusa Moraes, no setor Jardim Paulista. 







 Colaboração : Zequinha de Moraes  - Dicam - Câmara Municipal  de Paraíso.